Wagner também pretende zerar demanda de vagas no ensino infantil. Foto: Divulgação.

Candidato à Prefeitura da Capital cearense, Capitão Wagner (PROS) promete universalizar o ensino em tempo integral já no segundo ano de um eventual mandato.

Isso é o que consta nas diretrizes para o plano de governo do postulante, anexada ao seu pedido de registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral.

Segundo Wagner, o sistema de educação pública municipal requer cuidados especiais por parte da nova gestão, “principalmente no tocante à valorização dos professores e demais profissionais da educação; na infraestrutura das escolas; e na relação escola-comunidade”.

Em 2019, a cidade de Fortaleza se tornou a Capital brasileira com maior cobertura de matrículas em tempo integral, contemplando 41% de todos os 208 mil alunos matriculados na rede pública de ensino. Para este ano, o prefeito Roberto Cláudio prometeu construir mais 26 equipamentos de educação nesse formato.

De acordo com Capitão Wagner, são diretrizes para um novo modelo de educação, a adoção de um novo sistema de ensino, com a garantia de acesso de professores e alunos a material didático de qualidade, com foco na inclusão, no conhecimento e no resultado; além da universalização o acesso ao ensino de tempo integral até o final do segundo ano de gestão.

Além disso, Wagner afirma que pretende garantir um amplo programa de capacitação e valorização dos professores, com prioridade na contratação por concurso público e na ascensão na carreira do magistério; implantar política municipal de tecnologia e inovação na educação; e “garantir que todos os alunos da escola pública municipal tenham acesso ao ensino de idiomas estrangeiros, com prioridade para a aprendizagem do inglês e do espanhol”.

O candidato também quer instituir a figura do “agente da educação”, que são pessoas escolhidas através de seleção pública, para a promoção dos laços família-escola-comunidade, para execução de novas políticas públicas, e pacificação do ambiente escolar.

Formação

Wagner pretende, ainda, zerar a demanda de vagas para a educação infantil, até o final do segundo ano de mandato, além de garantir o fornecimento de fardamento escolar completo para os alunos; bem como um ambiente escolar seguro e pacificado, inclusive com uso de tecnologias de vigilância eletrônica e ações de promoção da vida.

Ele pretende também estimular a prática do desporto escolar integral, com investimentos em formação e infraestrutura para o esporte; bem como garantir  assistência médica e segurança alimentar aos alunos da rede pública municipal de ensino.

AGENDA DE CAMPANHA – DOMINGO (04)

✔️ 7 horas – Bicicletaço no Parque do Cocó – Ponto de partida: Em frente ao anfiteatro.

✔️ 9 horas – Adesivaço na Praia do Futuro – Praça 31 de março de Março.

✔️16 horas – Inauguração de Comitê de Vereador.