Candidatos em Fortaleza se apresentam ao grande público no horário eleitoral. Foto: Reprodução/Facebook.

As eleições em Fortaleza iniciam uma nova etapa nesta sexta-feira (09), quando começa no rádio e na televisão a propaganda eleitoral, bem como as inserções diárias que devem tornar os candidatos majoritários e proporcionais mais conhecidos do grande público. Capitão Wagner, do PROS, vai abrir o bloco dos programas que serão encerrados com a participação do candidato Heitor Férrer do Solidariedade. A participação dos postulantes a prefeito e vereador no dia a dia da população, através dos veículos de massa, se dará até o dia 12 de novembro.

Os anúncios serão divulgados em dois formatos: nos blocos de 10 minutos, que vão ao ar de segunda-feira a sábado, duas vezes ao dia, e serão usados para mostrar os candidatos a prefeito que disputarão o pleito marcado para dia 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turnos, respectivamente. No rádio o primeiro bloco de programas começa às 7 horas e o segundo às 12 horas. Na televisão o primeiro horário é o das 13 horas e o segundo às 20:30.

Além disso, as emissoras exibirão comerciais, de 30 segundos ou um minuto cada, ao longo do dia. Para as inserções, cada emissora de rádio e televisão vai destinar 70 minutos diários. A coligação encabeçada por Sarto, do PDT, terá direito a 1.180 spots, enquanto que Capitão Wagner terá apenas 442 inserções. Luizianne Lins (PT) vem logo em seguida com 348 dessas propagandas.

Os candidatos têm feito suspense sobre a programação de suas propagandas, mas Capitão Wagner já sinalizou que o tom será de leveza, sem ataques a adversários e mostrando, em primeiro lugar, a ascensão política e a história do postulante. Em isolamento por ter sido diagnosticado com Covid-19, Sarto deve aproveitar vídeos já produzidos nas últimas semanas.

Ex-prefeita durante dois mandatos, Luizianne Lins aproveitou a primeira semana de campanha para gravar vídeos para a propaganda, e tende a focar no legado de suas administrações o que, inclusive, já vem fazendo nas redes sociais. Heitor Férrer (SD) postou algumas imagens de como será seu primeiro programa. Já Heitor Freire (PSL) se apresentará como candidato da direita conservadora, com discurso mais alinhado ao do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Capitão Wagner se apresentará durante 1 minuto e 30 segundos. Ele será seguido por Anízio Melo (PCdoB), que terá apena 18 segundos de propaganda. O programa de Sarto vem logo em seguida, e terá o maior tempo de propaganda eleitoral, quatro minutos.

Os demais a se apresentarem, respectivamente, serão: Samuel Braga (Patriota) com 17 segundos, Luizianne Lins (PT) com 1 minuto e 11 segundos, Heitor Freire (PSL) com 1 minuto e oito segundos, Célio Studart (PV) com 11 segundos, o menor tempo de televisão. Renato Roseno (PSOL) vem em seguida com 18 segundos apenas, e Heitor Férrer (SD), o último a fechar o bloco das candidaturas majoritárias, com 1 minuto e dois segundos.

A candidata do UP, Paula Colares, não teve direito a tempo de televisão. O seu partido, o Unidade Popular, teve registro aprovado em dezembro do ano passado. Outro candidato majoritário que não terá direito a tempo de tv é José Louretto, do PCO.

 

Propaganda Eleitoral – 09/10 a 12/11

Na TV:
A partir das 13h e 20:30h.

No RÁDIO:
A partir das 7h e meio-dia.