Se fosse um concurso público, mais de 32 candidatos disputariam uma única vaga na Câmara da Capital cearense. Foto: Miguel Martins.

Os partidos políticos que disputarão as 43 vagas de vereador na Câmara Municipal de Fortaleza apresentaram, ao todo, 1.407 candidatos ao pleito deste ano. Caso fosse um concurso público, mais de 32 candidatos estariam disputando um único assento na Casa Legislativa.

O levantamento feito pelo Blog do Edison Silva é baseado nos números disponibilizados pelos presidentes das 32 agremiações que ingressaram com representantes para a disputa proporcional na Capital cearense. Em 2016, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, o total de candidatos a vereador registrados foi de 1.073.

A coligação que tem o deputado estadual Sarto (PDT) como candidato a prefeito e Élcio Batista (PSB) postulante a vice é a que possui maior envergadura de postulantes no pleito deste ano. De acordo com o levantamento feito, os 10 partidos que apoiam o pedetista apresentaram um total de 561 candidatos da base governista.

PTB, PSB, Rede e DEM devem ir para a disputa com chapa cheia, ou seja, com um total de 65 candidaturas cada. O Cidadania conseguiu fechar com 61 nomes, enquanto que o PDT apresentou 52 postulantes. Em seguida vem o PL com 47, PSDB com 46, e o PP que apresentou 38 candidatos.

A coligação encabeçada por Capitão Wagner (PROS) é a segunda com maior número de postulações para a Câmara Municipal, totalizando 459 nomes. PSC, PTC e PMB foram os únicos que apresentaram 65 candidaturas ao pleito deste ano, segundo informaram seus dirigentes.

O PROS vem em seguida, com 61 nomes. PMN apresentou 58 candidatos, enquanto que Avante deve ir para a disputa com 50 candidatos. Completam a lista o Podemos (46), Republicanos (44) e o DC, com somente cinco postulantes.

Esses  números revelam, para além da quantidade de candidatos que disputarão vaga na disputa proporcional, a força que cada candidatura majoritária (a prefeito) terá em torno de sua postulação, uma vez que quanto mais aliados pedindo votos para determinado nome, mais possibilidade ele terá de ser o escolhido nas urnas, no dia 15 de novembro próximo.

A coligação que tem Heitor Férrer (SD) e Walter Cavalcante (MDB) na chapa majoritária terá apenas 62 postulações para a Câmara Municipal, sendo 46 da sigla emedebista, e somente 16 do Solidariedade. O PSL, de Heitor Freire, terá 65 nomes na disputa, enquanto que o PRTB não apresentará candidato ao Legislativo de Fortaleza.

O mesmo deve acontecer com a coligação PSOL/PCB, que apoia Renato Roseno (PSOL). Enquanto que a sigla socialista terá 26 nomes na disputa, o Partido Comunista Brasileiro não terá nenhum. Isolado, o PT de Luizianne Lins, concluiu uma chapa com 61 candidatos. Já o PV, de Célio Studart, terá 40.

Anízio Melo, candidato a prefeito pelo PCdoB, conseguiu formar uma chapa com 49 candidaturas à Câmara Municipal, sendo 29 homens e 20 mulheres. O novato Unidade Popular – UP, que tem Paula Colares na disputa majoritária, terá apenas três postulantes ao Legislativo da Capital cearense, enquanto que o Patriota, de Samuel Braga, apresentou 62 nomes.

O NOVO decidiu que não terá candidatura majoritária, mas apresentou 16 nomes a vereador. Da mesma forma, o PSTU desistiu de ter um candidato a prefeito, e vai para a disputa proporcional com apenas três quadros.

Candidatos a vereador de Fortaleza por partido*:

Coligação Sarto (PDT) e Élcio Batista (PSB)

PDT – 52

PP – 38

PTB – 65

Rede – 65

PSD – 57

Cidadania – 61

PSB – 65

PSDB – 46

DEM – 65

PL – 47

= 561 candidatos

Coligação Heitor Férrer (SD) e Walter Cavalcante (MDB)

SD – 16

MDB – 46

= 62

Coligação Capitão Wagner (PROS) e Kamila Cardoso (Podemos)

PROS – 61

Avante – 50

Podemos – 46

PSC – 65

DC – 5

Republicanos – 44

PTC – 65

PMB – 65

PMN – 58

= 459

 

Coligação Heitor Freire (PSL) e Cabo Maia (PSL)

PSL – 65

PRTB – 0

= 65

Luizianne Lins (PT)

PT – 61

= 61

Coligação Renato Roseno (PSOL) e Raquel Lima (PCB)

PSOL – 26

PCB – 0

 = 26

Célio Studart (PV)

PV – 40

= 40

Anízio Melo (PCdoB)

PCdoB – 49

Paula Colares (UP)

UP – 3

Samuel Braga (Patriota)

Patriota – 62

Partido NOVO – 16

PSTU – 3

*números baseados no que foi repassado pelos dirigentes partidários.