Cerca de 53.466 pessoas se candidataram voluntariamente para servir como mesários à Justiça Eleitoral nessa Eleição Municipal 2020, no estado do Ceará, um acréscimo de 8,8% comparado ao pleito de 2018. Foto: Reprodução.

Dos 75.092 mesários convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), 71,20% são voluntários, cerca de 53.466 pessoas, com o objetivo de dar suporte nas seções eleitorais do estado durante as Eleições Municipais 2020.

Somente em Fortaleza, o percentual de eleitores voluntários que servirão à Justiça Eleitoral é de 80,46%. Mesmo em período de pandemia, o Tribunal tem registrado crescente interesse de pessoas que querem participar deste momento tão importante para a democracia.

A parcela de mesários para estas eleições teve um acréscimo de 8,87% em relação às Eleições 2018, e de 11,04%, em relação ao pleito de 2016, no estado do Ceará. Na capital o aumento foi de 13,29% em relação ao último pleito eleitoral, e de 22,5%, comparando-se ao percentual das Eleições 2016.

Para garantir a segurança dos mesários, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem trabalhado em conjunto com médicos e especialistas, a fim de definir os protocolos sanitários, no dia da votação. Cada mesário terá à sua disposição, máscaras, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos além de área demarcada para garantir o distanciamento social.

Depoimento dos voluntários

As instruções repassadas durante o treinamento pela plataforma em EaD foram suficientes para transmitir segurança ao acadêmico de Direito, Yuri Trindade, que atuará nas eleições pela quarta vez como mesário voluntário. ”O trabalho este ano será mais rigoroso devido aos protocolos a serem seguidos, mas isso me deixa tranquilo, porque através das orientações que recebemos em nosso curso, que foi on-line, o TRE seguirá todas as recomendações e vai disponibilizar material para todos que vão atuar nas eleições. E é engrandecedor contribuir nesse processo”, detalha o estudante, complementando: ”Eu vejo que a maior vantagem em atuar como mesário é a de ajudar a Justiça Eleitoral a concretizar sua missão, que é garantir a legitimidade do processo eleitoral. É uma forma de contribuir para a democracia no país”.

Paula Cavalcante, mesária de Cascavel, também entende que sua participação é crucial na consolidação da democracia. ”O meu papel como mesária no dia da eleição é o de garantir o direito de voto de cada eleitor, o sigilo de sua escolha e de impedir qualquer irregularidade na seção eleitoral. Tenho muito orgulho de ser mesária voluntária!”.

Vale destacar que os mesários têm alguns benefícios por participarem do serviço, como a dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97); vale-alimentação para o dia da Eleição (1º e 2º turno, se houver); vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital; e certificado de participação.

Universidade Amiga da Democracia

Com o objetivo de atrair mesários voluntários e garantir a participação cidadã de estudantes universitários no processo democrático, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), lançou o Projeto Universidade Amiga da Democracia.

Surgiu pela iniciativa adotada no TRE do Paraná, em que faculdades e universidades públicas e privadas, são convidadas a aderir ao projeto, caso possuam em suas grades curriculares a previsão de horas extracurriculares a serem preenchidas através de atividades complementares de cumprimento obrigatório pelos acadêmicos.

As atividades executadas pelos universitários compreenderão as funções de mesário, auxiliar ou colaborador, durante as eleições. Em contrapartida, o estudante fará jus a 30 horas extracurriculares, além dos outros benefícios, como a dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97); vale-alimentação para o dia da Eleição (1º e 2º turno, se houver); vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital; e certificado de participação.

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral – CE