Vereador Frota Cavalcante – PSD (à direita) lamenta que não poderá fazer foto com o irmão, Walter (MDB), candidato a vice-prefeito. Foto: Reprodução/Facebook.

Em respeito à fidelidade partidária, imposta pela Legislação Eleitoral, alguns vereadores de Fortaleza devem apoiar a determinadas candidaturas mesmo que o interesse seja de estar alinhado a outras. Muitos devem se portar, oficialmente, em apoio a determinado nome, mas apostar em outro, como já dá para perceber pelas conversas de alguns parlamentares nos corredores da Câmara Municipal.

Alguns casos chamam atenção, como do vereador Frota Cavalcante (PSD), que tem o irmão e padrinho político, Walter Cavalcante (MDB), em chapa adversária àquela em que ele deve apoiar oficialmente. O emedebista é candidato a vice-prefeito de Heitor Férrer (SD), enquanto que Frota só pode fazer campanha pública em favor de Sarto (PDT), postulante da base governista.

Questionado sobre a situação, Frota chegou a dizer que não tinha interesse em falar a respeito, pois já foi mal interpretado quando teria dito que não votaria no irmão Walter. Segundo ele, seu apoio será para a coligação, que é encabeçada, na chapa majoritária, por PDT e PSB. “Infelizmente ou felizmente a vida nos impõe certas coisas. Queria tirar foto ao lado do meu irmão, mas não vou poder”, lamentou.

Algo parecido deve acontecer com Evaldo Lima (PCdoB), um dos principais defensores da gestão do prefeito Roberto Cláudio na Câmara de Fortaleza. O parlamentar, que já foi secretário da atual administração, afirmou que o candidato que ele apoiará será o postulante de seu partido. No entanto, ele destacou que sua base de apoiadores deve ficar com outras candidaturas.

“Tenho vários amigos que vão apoiar o Sarto, isso é claro. Gente da educação, da cultura e do partido que vão trabalhar o nome do Sarto. Tenho que ir para a candidatura do partido, porque temos questões ligadas à própria legislação”, destacou.

Outro caso que chama atenção é da vereadora Libânia, do PL. A parlamentar afirmou que apoiará a candidatura de Sarto. No entanto, ela não é candidata à reeleição e deve pedir votos para o seu padrinho político, Tomaz Holanda (PTC), que estará alinhado com a candidatura de Capitão Wagner. “Vou para onde o meu partido estiver”, disse a parlamentar.

Independente 

No PSDB, o vereador Jorge Pinheiro aguarda um convite para dialogar sobre a candidatura governista. Sua agremiação já definiu que apoiará Sarto para prefeito. Outro membro da sigla tucana, Plácido Filho já definiu que seguirá as orientações partidárias e do senador Tasso Jereissati.

Marcelo Lemos, do PSL, faz parte da base governista do prefeito Roberto Cláudio, mas também vai seguir as orientações partidárias e apoiar Heitor Freire para prefeito. “O PSL nunca me pressionou sobre meu posicionamento. O Roberto (Cláudio), inclusive, sabia que sempre votei em algumas matérias de forma independente. Como o partido lançou candidato, seria muito imprudente não apoiar”, disse.

Deputados

Deputados estaduais com atuação em Fortaleza também estão neste impasse, embora alguns deles já tenham deliberado sobre como devem se posicionar. A deputada Dra. Silvana, do PL, por exemplo, vai apoiar Capitão Wagner (PROS), mesmo o Partido Liberal estando, oficialmente, com Sarto. Fernanda Pessoa e Nelinho, ambos do PSDB, também apoiam o candidato republicano, ainda que o PSDB esteja coligado com o pedetista.

Acrísio Sena (PT), por outro lado, embora tenha sido um dos nomes que defenderam aliança entre PT e PDT já no primeiro turno das eleições municipais deste ano em Fortaleza, estará atuando em prol da candidatura de Luizianne Lins. “Com certeza, temos uma relação pacificada com o PDT e quem marchar para o segundo turno, estaremos unidos, sob as bênçãos do governador Camilo Santana. Isso está pacificado entre nós”, justificou.