O candidato a prefeito do PV aposta no voto de legenda para eleger quadros à Câmara de Vereadores. Foto: Agência Câmara.

Quadro histórico do Partido Verde (PV), o advogado Francisco Galba Viana será o vice do deputado federal Célio Studart na chapa pura montada pela legenda para a disputa da Prefeitura de Fortaleza.

A agremiação acredita ser a terceira via nas eleições deste ano na Capital cearense, e busca retomar espaço na Câmara Municipal.

Ambientalista, com pós-graduação em gestão pública, Viana tem 70 anos e experiência no poder público. Ele é servidor do Estado do Ceará desde 1980, quando ingressou na Ematerce. Em princípio, Studart queria escolher uma mulher como sua vice, mas optou por um perfil maduro na chapa majoritária.

Galba exerceu cargos de Procurador e Coordenador Jurídico nos municípios de Fortaleza, Aquiraz e Maracanaú, além de ter sido Diretor Institucional na Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos da Prefeitura de Fortaleza. Ele também foi candidato a vereador de Fortaleza em três ocasiões.

A convenção do Diretório Municipal do Partido Verde em Fortaleza foi marcada para o último dia estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos últimos dias, Studart esteve dialogando com outras legendas, visando fortalecer sua candidatura. Havia, também, proposta para que ele se alinhasse à candidatura governista de Sarto (PDT), o que não aconteceu.

Em respeito aos protocolos de saúde, devido à pandemia de Covid-19, somente os membros do Diretório Municipal foram convidados a comparecer na convenção do PV. Sem representantes na Câmara de Fortaleza, o partido pretende retomar cadeiras no Legislativo da Capital cearense, e deve confirmar mais de 40 candidaturas.

Dentre os nomes para a Câmara Municipal estão o cantor Marcos Lessa, o humorista “Luana do Crato” e o ex-vereador Augustinho Moreira. Célio Studart aposta no voto de legenda para eleger vereadores pelo Partido Verde.