Redes sociais continuam sendo o meio mais barato de comunicação para os candidatos. Foto: Reprodução/Twitter.

Enquanto a campanha eleitoral propriamente dita não inicia, os candidatos a prefeito de Fortaleza reforçam participação nas redes sociais. Nos últimos dias, alguns dos 10 postulantes passaram a interagir cada vez mais, com potenciais eleitores, apresentando propostas, ouvindo demandas e, para quem já foi gestor, relembrando glórias passadas.

A deputada federal Luizianne Lins, do PT, que já foi prefeita de Fortaleza por dois mandatos, criou a hashtag #LembrarFazBem, onde ela busca apresentar aos seus seguidores ações de suas gestões passadas. A petista deve imprimir um discurso das realizações das administrações petistas passadas, que foram de 2005 ao final de 2012.

A parlamentar também tem se posicionado contra o Governo de Jair Bolsonaro, uma vez que continua atuando como deputada na Câmara Federal.

Candidato com maior apoio político do pleito deste ano em Fortaleza, o deputado estadual Sarto (PDT) vem tentando também se apresentar ao seu público.

Apesar de estar na vida pública há mais de 30 anos, o pedetista ainda é desconhecido de boa parte do eleitorado fortalezense. Seu objetivo neste primeiro momento é atuar junto ao público das redes sociais, se apresentar como um postulante com histórico político, mas também aberto às novas ferramentas.

Renato Roseno, do PSOL, já atuante nas redes sociais, inclusive, utilizando ele mesmo seu perfil, tem buscado interagir cada vez mais com seus seguidores, respondendo a comentários e compartilhando material sobre sua terceira postulação.

O mesmo tem feito Professor Anízio, do PCdoB, ainda desconhecido de grande parte da população fortalezense.

O deputado federal Célio Studart (PV) entrou na disputa de vez. E já está apresentando propostas de um eventual governo para seus seguidores. Em publicações mais recentes, ele destacou a prioridade que deve ser dada à primeira infância, bem como a integração da saúde, educação e assistência social para crianças até os seis anos de idade. Este deve ser um dos principais temas de sua campanha.

Paula Colares, do Unidade Popular, geralmente publica material contra o Governo de Jair Bolsonaro, e mais recentemente solicitou auxílio de seus seguidores para a campanha eleitoral.

Heitor Freire, do PSL, tem se apresentado como o candidato da mudança, com discurso conservador mais à direita.

Conta hackeada

Capitão Wagner (PROS) também vem apresentando algumas indicações de propostas, como investimentos em tecnologia para atrair jovens à educação e mercado de trabalho. Ele também divulgou sua agenda de campanha, como visita à Avenida José Bastos e ao Centro de Fortaleza, nesta sexta-feira (18).

O deputado Heitor Férrer (SD) teve sua conta no Instagram hackeada desde o último dia 15 de setembro, quando confirmou candidatura às eleições deste ano. O postulante perdeu a ferramenta que tinha quase 30 mil seguidores, e desde então não tem publicado material em qualquer uma de suas outras redes sociais.

Samuel Braga, do Patriota, pouco interage em suas plataformas virtuais.