Alguns dos apoiadores do manifesto lançado nesta quinta-feira (27). Foto: Divulgação.

O deputado estadual Acrísio Sena (PT), deixou para lançar o manifesto “Por uma Frente Ampla Antifascista nesta quinta-feira (27), no mesmo dia em que o PDT realizou sua última transmissão ao vivo com os cinco pré-candidatos da legenda a prefeito de Fortaleza. O parlamentar defende que haja união de todos os partidos ditos progressistas na Capital cearense, já no primeiro turno, incluindo as siglas petistas e pedetistas, e que Nelson Martins seja o cabeça da chapa.

Acontece que já há 40 dias o presidente do PDT de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio, apresentou, pelas redes sociais, cinco nomes da legenda para população, no intuito de um deles ser o escolhido pelas lideranças da sigla o candidato que vai disputar a vaga que será deixada por ele dia 31 de dezembro deste ano. Por outro lado, o Partido dos Trabalhadores lançou, no início de julho, o nome de Luizianne Lins como pré-candidata à disputa eleitoral na Capital.

No entanto, Acrísio Sena argumenta que o manifesto está em consonância com o posicionamento político do governador Camilo Santana, principal liderança petista no Estado, que é buscar a união do campo democrático e popular ainda no primeiro turno. “Nós estamos trabalhando para aquilo que é o melhor caminho para a cidade de Fortaleza”, defendeu.

Segundo ele, o manifesto é uma iniciativa de seu mandato, bem como da corrente interna do PT denominada “Militância Socialista”, da qual é um dos líderes. De acordo com Acrísio Sena, o PT está em uma situação tranquila já que vem construindo o nome de Luizianne Lins como pré-candidata e o de Nelson Martins, caso haja unidade com o PDT.

“Faremos a maior construção política na cidade em torno do nome do Nelson. Se o nome do Nelson unificar com o PDT, ele sendo o cabeça da disputa, está pacificado com o Lula, com a Luizianne e com todos do PT. Caso isso não se concretize, dentro de uma relação respeitosa, cada partido seguirá seu rumo para a construção de sua tática eleitoral“, defendeu.

Em sua avaliação, a Frente pode estar unida diante do que ele denomina como “avanço das correntes conservadoras que expressam a política do bolsonarismo na Capital”. “Estamos chamando esse campo democrático para se contrapor. Dentro daquilo que é a liberdade de imprensa, do estado democrático de direito e de um programa que possa atender a população mais pobre de Fortaleza”, defendeu.

O petista citou ainda que existem posicionamentos favoráveis ao manifesto oriundos de quadros parlamentares do PDT, PT, PCdoB, além de intelectuais e formadores de opinião. Até o fim da tarde desta quinta-feira (27) o manifesto havia sido assinado por 104 de um total de 200 colaboradores. Dentre os que apoiam a medida estão o pai do governador, o ex-deputado Eudoro Santana; o ex-deputado Professor Pinheiro, Osmar Baquit (PDT), Evaldo Lima (PCdoB) e a secretária de Proteção Social, Socorro França.

Leia aqui o conteúdo completo da “Carta aberta aos democratas e progressista de Fortaleza”.