Prefeito de Fortaleza participa da sessão da Câmara Municipal de Fortaleza através de videoconferência. Foto: CMFor.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participou, através de videoconferência, da reabertura dos trabalhos presenciais da Câmara Municipal. Em tom de despedida, o chefe do Executivo enalteceu o trabalho dos vereadores ao longo dos últimos anos e destacou a importância do diálogo entre o Governo e a Casa Legislativa, visando melhorias para a população da Capital.

Durante seu pronunciamento, Roberto Cláudio também lembrou feitos de gestões passadas, desde a administração do ex-prefeito Ciro Gomes até aquela que lhe antecedeu, da ex-prefeita Luizianne Lins. Para ele, a continuidade de políticas públicas relevantes para a cidade deve ser a máxima pelos próximos anos. O prefeito também lamentou o momento de acirramento em que o País vive, o que tem gerado muitas notícias falsas contra os atores políticos, ele inclusive.

Geralmente, no início de cada semestre, Roberto Cláudio participa da abertura dos trabalhos da Casa. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, a Câmara Municipal não entrou em recesso parlamentar, no mês de julho, mas realizou todas as suas sessões de forma remota, através de videoconferência. Para sua participação na plenária desta quarta-feira (05), o prefeito preferiu fazê-lo mantendo o distanciamento físico.

Segundo Roberto, no momento em que a política passa por uma crise, muitos passaram a demonizar o Parlamento, pois não entendem de democracia “e estão perdendo a oportunidade de exercer a humildade, a tolerância, o respeito, e, fundamentalmente, a sabedoria de ouvir para errar menos e acertar mais”.

“Sou privilegiado de ter feito amigos na Câmara Municipal. Deixarei a Prefeitura e quero desejar boa sorte a todos. A cidade deve muito ao trabalho dos senhores e das senhoras. O trabalho em uma cidade não se faz sozinho. Suspeitem dos autossuficientes, da arrogância, daqueles que não são capazes de dialogar”, disse.

De acordo com o prefeito, muitas das críticas que foram feitas a ele lhe causaram indignação, uma vez que possui família, e tais ataques atingem, diretamente, seus entes queridos. “Receber pelo caminho das fake news, da maledicência, da maldade, da pouca generosidade, causa mal estar. Mas o tempo tratou de ensinar que o povo não gosta de ofensa. A força do trabalho é a resposta à injustiça. A cada maldade, amanheço mais cedo para trabalhar mais e melhor para nosso povo”.

Balanço

O prefeito também destacou que, ao chegar no último ano de seu segundo mandato, já está realizando balanço de suas ações, destacando pagamento do 13º salário para os servidores, bem como aumento inflacionário e piso dos agentes de saúde. Micro crédito, Bolsa Jovem, Cucas, instalação de UPAs, funcionamento de policlínicas, construção do IJF II, Programa Bairro Empreendedor, urbanização e saneamento básico foram alguns dos pontos levantados pelo chefe do Executivo.

“A gente tem que falar do futuro, não de eleição. No passado houve, fundamentalmente, boa gestão. Eu respeito o que foi feito pelo Ciro, pelo Cambraia, Juraci, pela Luizianne. A gente tem que olhar com respeito para trás e fazer o que se pode fazer. A maior contribuição é reparar a cidade administrativamente em planejamento e fiscalmente para ser uma cidade melhor no futuro”, afirmou Roberto Cláudio.

Maturidade

“Vamos entregar uma cidade muito mais sólida, com plano, dinheiro no caixa, para poder fazer projetos e um ambiente político que construímos. A gente conseguiu construir um consenso em torno do nome do presidente da Câmara Municipal. Isso demonstra a maturidade política que temos”, destacou.

“Se aqui e acolá me chateei com alguma coisa, me senti injustiçado, isso é menor frente ao tamanho do oceano de generosidade, carinho e atenção que encontrei no Parlamento. Fortaleza e os fortalezenses devem muito aos senhores vereadores. O papel mais sofrido, o mais trabalhoso é o do vereador. Que fica na comunidade e é o canal entre o Executivo e o povo. É ele quem traz a demanda para que o Executivo realize e muitas das vezes nem leva a ‘fama’ de ter conseguido as ações” – (Roberto Cláudio)