Paulo Martins pediu aos colegas e eleitores de Fortaleza ajuda para tentar reverter a confusão. Foto: Reprodução/Youtube.

Um é vereador de Fortaleza, aliado de Ciro Gomes, e filiado ao PDT. O outro é deputado federal, bolsonarista, conservador, filiado ao PSC, e foi um dos sete parlamentares que votaram contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tornou o Fundeb permanente.

Esse voto desfavorável à matéria foi motivo de dor de cabeça do parlamentar cearense nos últimos dias e reacendeu discussão sobre “fake news” na Câmara Municipal.

Tanto o fortalezense Paulo Victor Araújo Martins quanto o venceslauense Paulo Eduardo Lima Martins utilizam o mesmo nome político “Paulo Martins”. Nos últimos dias, o Paulo Martins de Fortaleza recebeu muitas críticas e questionamentos de eleitores sobre o fato de ele ter votado contrário ao Fundeb, votação que ocorreu na Câmara Federal.

A coincidência dos nomes foi motivo para gerar também algumas notícias falsas, as chamadas “fake news”, nas redes sociais contra o vereador.

O parlamentar esclareceu o mal entendido para seus pares, durante sessão virtual desta quinta-feira (23) , e pediu a seus eleitores que evitem difundir esse tipo de informação errada. “Estou recebendo várias mensagens de pessoas me criticando porque eu teria votado contra o Fundeb. Eu sou vereador de Fortaleza, não tenho como votar contra o Fundeb. Se eu fosse deputado federal, votaria favorável”, disse Martins.

Outros vereadores apontaram que as redes sociais têm sido utilizadas para a difusão de muitas notícias falsas, e um mal entendido poderia desencadear muitas outras mentiras. Membros do PDT solicitaram que a liderança da legenda apresentasse uma nota de repúdio, e esclarecimento, sobre o ocorrido.

Outros parlamentares, porém, destacaram que as chamadas “fake news” têm afetado todos os vereadores de Fortaleza, e que portanto, seria necessário uma nota em nome da Câmara Municipal. Recentemente, os vereadores Eron Moreira, Dr. Porto, Adail Júnior e Antônio Henrique, todos do PDT, denunciaram ter sido vítimas de notícias falsas nas redes sociais.

Márcio Cruz, do PSD, afirmou que sua esposa, a pré-candidata a vereadora Ana Paula, também estaria sendo vítima de fake news por conta do processo pré-eleitoral. Segundo ele, as notícias falsas estariam partindo de grupos ligados a militares e mulheres de policiais.

Notícias falsas

O vereador afirmou que Ana Paula, que atua na área de enfermagem, já foi cabo da Polícia Militar. “O que eu vejo é um ataque orquestrado contra os vereadores do PDT”, disse.

Sargento Reginauro (PROS), por sua vez, lembrou que membros da oposição também têm sido vítimas de divulgação de notícias falsas nas redes sociais. Ele chegou a citar que a também pré-candidata a vereadora Natália Rios, que atuou até recentemente na Prefeitura de Fortaleza, estaria denegrindo a imagem de vereadores oposicionistas nas rede sociais. Conforme disse o parlamentar, o fenômeno das fake news não tem atingido apenas governistas, e muito menos, somente membros do PDT, mas todo conjunto de parlamentares da Câmara Municipal.

Nota de Esclarecimento

O Diretório Estadual do PDT, na figura do líder da bancada na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Iraguassú Filho, resolveu lançar nota de esclarecimento, nesta quinta-feira (23), para tentar sanar qualquer mal entendido em relação ao caso de Paulo Martins e outros membros da sigla pedetista.

No documento, a legenda confirma que todos os parlamentares do partido são favoráveis à aprovação da PEC do Fundeb, esclarecendo ainda que a matéria foi votada no âmbito federal e não municipal. O caso de fake news contra o vereador Eron Moreira também é citado.

Veja o manifesto:

Fortaleza, 23 de Julho de 2020.
Nota de Esclarecimento

A bancada de vereadores do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza esclarece que todos os seus parlamentares são favoráveis à aprovação do novo Fundeb, votado nesta terça-feira (21/7), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Circula em grupos de Whats App e em redes sociais uma informação falsa e maldosa alegando que o colega vereador Paulo Martins teria votado contra a aprovação do Fundeb. Esclarecemos que a renovação do Fundeb é uma matéria de caráter federal, votada por deputados e senadores, por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição.

Nos últimos dias, diversos vereadores pedetistas têm sido vitimas de notícias falsas, destacamos inclusive que o vereador Dr. Eron Moreira teve o vídeo de um discurso seu proferido durante uma sessão ordinária, editado, desvirtuando sua fala. Repudiamos todos os ataques e reforçamos o compromisso do PDT por uma Democracia que zela pela ética, verdade e o respeito na Política.

Cordialmente,
Iraguassú Filho (Líder da bancada do PDT)
Antônio Henrique
Adail Júnior
Carlos Mesquita
Didi Mangueira
Dr. Eron
Dr. Porto
Elpídio Nogueira
Evaldo Costa
Gardel Rolim
John Monteiro
Mairton Félix
Paulo Martins
Raimundo Filho
Renan Colares
Zier Férrer