Encontro contou com as participações de Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann. Foto: Reprodução/ZOOM

No Encontro de Táticas Eleitorais do Partido dos Trabalhadores (PT), neste domingo (5), a maioria dos membros da legenda defendeu o nome da deputada federal Luizianne Lins como pré-candidata para a disputa eleitoral neste ano em Fortaleza. Durante votação da resolução, membros do grupo político ligados  ao deputado Acrisio Sena se abstiveram do voto. Acrisio e Fernando Santana, mais ligados ao governador Camilo Santana, queriam adiar o encontro.

O enconto contou com as participações do candidato a presidente da República, derrotado no pleito de 2018, Fernando Haddad, e a presidente nacional da sigla, a deputada federal Gleisi Hoffmann. Nelson Martins que havia sido exonerado do secretariado de Camilo Santa, para ser uma opção do PT para disputar a Prefeitura da Capital, apontado pelo governador Camilo Santana para evitar  indicação de Luizianne, não foi lembrado no evento petista. 

Já sabendo de eventuais divergências que teriam durante a discussão, os dirigentes evitaram transmitir toda a reunião, que aconteceu durante a manhã  e parte da tarde deste domingo (05). A divulgação do evento através das redes sociais aconteceu  às 13h50, após definição da resolução com nome dos pré-candidatos a vereador e prefeita.

Presidente do PT Municipal, o vereador Guilherme Sampaio afirmou, em sua participação, que Luizianne Lins é a maior liderança política do partido em Fortaleza, sendo o nome reconhecido pela população como aquele capaz de administrar a cidade neste momento.

A deputada federal já foi prefeita da cidade por duas vezes, de 2005 até o fim de 2012. Tentou retornar em 2016, mas amargou a terceira colocação, não indo para o segundo turno da campanha naquele ano. “Nos anima apresentar o nome da companheira Luizianne Lins para as eleições de 2020. Essa não é uma eleição café com leite. Exige posição muito clara dos candidatos e candidatas, um discurso explícito de defesa do projeto da classe trabalhadora”, afirmou Guilherme.

Ele também reconheceu o papel desempenhado pelo governador Camilo Santana à frente do Governo do Ceará. “Talvez governando no momento de pior crise do Estado. Crise política, econômica, na segurança pública e crise sanitária. Ele está ajudando a salvar vida”, destacou.

Participação

O Encontro de Táticas Eleitorais do PT teve início com as falas de alguns convidados, como de Fernando Haddad e a presidente do PT Nacional, a deputada federal, Gleisi Hoffmann. Os dois destacaram a necessidade de participação do Partido dos Trabalhadores nas eleições das principais cidades do Brasil. A bancada federal da legenda também participou do encontro, com mensagens de apoio à pretensa postulante.

Os deputados federais José Nobre Guimarães e José Airton Cirilo também ressaltaram o papel do partido na disputa eleitoral deste ano. Também falaram Moisés Braz, Elmano de Freitas e Acrísio Sena. O deputado Fernando Santana não participou, pois estava à frente do lançamento de pré-candidatura no Município de Salitre, na Região do Cariri. Santana, com Acrisio, defendia o adiamento dessa decisão do PT de Fortaleza.

A bancada do partido na Câmara Municipal de Fortaleza, liderada pela vereadora Larissa Gaspar, também esteve presente, assim como alguns dos pré-candidatos a vereador pelo partido. A chapa petista conta, atualmente, com 63 nomes à disputa deste ano.

Maracanaú

Além de Fortaleza, com Luzianne e Caucaia, com o deputado Elmano de Freitas como o pré-candidato, o PT também lançou a pré-candidatura de Daniel Baima como nome do partido a disputar a Prefeitura de Maracanaú. Essa, inclusive, foi a ideia defendida pela agora pré-candidata Luizianne Lins.

Daniel Baima foi chefe de gabinete do ex-vice- governador do Ceará, o ex-deputado estadual Professor Pinheiro, e atualmente desenvolve trabalho social com a juventude do município.

Participaram da reunião de tática eleitoral do diretório municipal do PT, os deputados federais José Guimarães e José Airton, o deputado estadual Acrísio Sena, além do vereador e presidente do PT de Fortaleza, Guilherme Sampaio, e o presidente do PT Estadual, Antônio Filho, o Conim.