Laurivam Cruz e Gabriel Santana têm maioria dos votos no PT de Juazeiro do Norte. Foto: Reprodução/FB.

O Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Juazeiro do Norte passa por impasse na definição de sua candidatura própria a prefeito. Após denúncias de interferência externa, por parte do prefeito Arnon Bezerra (PTB), a executiva nacional da agremiação é quem vai decidir sobre o candidato da legenda.

Quando da realização do encontro municipal da legenda que definiria o nome para disputar as eleições deste ano, três pretensos candidatos se registraram: Paulo Emílio, da ala minoritária; Gabriel Santana, que conta com apoio de grupos ligados a José Nobre Guimarães e Luizianne Lins; e Laurivan Cruz, este apoiado pelo grupo denominado “os sete do Arnon”.

De acordo com denúncias feitas por membros do PT, os integrantes do grupo que apoia o nome de Laurivan Cruz são ligados ao prefeito Arnon Bezerra, e, inclusive, possuem cargos comissionados na gestão de Juazeiro do Norte, o que segundo os denunciantes, macularia o processo eleitoral interno. Segundo eles, Cruz não teria potencial eleitoral para a disputa, e teria sido colocado apenas para corroborar com a candidatura à reeleição de Bezerra.

Diante do impasse, os apoiadores de Gabriel Santana resolveram entrar com recurso junto à executiva nacional contra a indicação de Cruz, o que foi corroborado pela direção estadual, de forma opinativa.

De acordo com resolução da direção nacional, nas cidades com mais de 100 mil eleitores ou que possuam estação de TV, a última palavra sobre candidaturas é da executiva federal. Além de Juazeiro do Norte, se encontram nessa condição os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Sobral.

Na última quinta-feira (09), o PT/Ceará votou favorável (com duas abstenções) à candidatura de Gabriel Santana, suplente de deputado e filho do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Manuel Santana. Em 2016, o pretenso postulante se candidatou a vice-prefeito, na chapa encabeçada por Gilmar Bender, do PDT, e foi derrotado por Arnon Bezerra. Por conta disso, o Partido dos Trabalhadores, desde então, é oposição à atual gestão.

No entanto, na ocasião, alguns nomes do PT se alinharam ao Governo de Arnon, inclusive, com participação na Prefeitura através de cargos de confiança. Por conta disso, foram taxados de “grupo do Arnon” ou “os sete da Prefeitura”.

Presidente do PT de Juazeiro do Norte, Ricardo Lima informou ao Blog do Edison Silva que já há uma decisão da nacional que deve ser publicada nesta segunda-feira (13). “Não fui informado oficialmente, mas a estadual opinou e acreditamos que o recurso deva prosperar. Estamos aguardando essa posição para que essa situação possa ter um desfecho”, disse.

Oposição

O encontro municipal que deveria definir o nome petista não mais acontecerá, porque a definição será da nacional. “A questão do nome é a nacional quem vai dar a palavra final, porque teve interferência externa. A nacional vai apontar se aceita a interferência externa, se o candidato é legítimo ou não”, disse Lima.

Apesar do impasse interno, o PT de Juazeiro segue conversando com outras legendas, na tentativa de construir uma aliança de oposição. O diálogo mais próximo tem sido com o PSOL, PSD, Cidadania, PTC, DC, PSB e Patriotas, todos oposicionistas ao Governo de Arnon Bezerra. Algumas dessas legendas já definiram seus pré-candidatos.

Dissidentes

De acordo com o presidente estadual da legenda, Antônio Filho, “Conin”, o nome que a sigla defendia era o do deputado estadual Fernando Santana, mas como ele não transferiu o título eleitoral para Juazeiro do Norte, o PT recomendou o nome de Gabriel Santana.

“Tudo está sendo resolvido pela nacional. Como não é da nossa competência, eles vão decidir lá. Emitimos apenas um parecer opinativo”, disse. Sobre a permanência de dissidentes na direção municipal do partido, o dirigente afirmou que isso deve ser decidido a posteriori.