Gabriel ao lado do pai, o ex-prefeito Dr. Santana. Foto: Reprodução/Facebook.

Depois de avocar para si a decisão sobre o nome que deve representar o PT nas eleições municipais em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, a executiva nacional do partido decidiu, por unanimidade, indicar  Gabriel Santana como pré-candidato a prefeito no Município.

A reeleição do prefeito José Arnon, presidente estadual do PTB,  interessa ao PDT que o tem como aliado no Estado do Ceará. O partido forma na aliança de apoio ao governador Camilo Santana.

A intervenção da direção da legenda em Brasília se deu após denúncias de que haveria interferências externas durante o processo de escolha do nome petista para a disputa deste ano, conforme foi mostrado pelo Blog do Edison Silva.

Gabriel Santana é suplente de deputado estadual, e em 2016 foi candidato a vice-prefeito em Juazeiro do Norte. Ele é filho do ex-deputado e ex-prefeito da cidade, o médico Manoel Santana, também do Partido dos Trabalhadores.

Conforme divulgado pelo Blog, quando da escolha dos nomes para a disputa local, membros da legenda denunciaram que o postulante Laurivam Cruz, e seu grupo político, eram ligados ao chefe do Executivo daquela cidade, Arnon Bezerra, que tentará a reeleição.

Denúncia de interferência externa faz executiva nacional do PT decidir sobre candidatura em Juazeiro do Norte

Petista protesta contra intervenção da direção nacional do partido no diretório de Juazeiro do Norte

De acordo com a secretária nacional de organizações da executiva nacional do PT, Sônia Braga, o partido, por considerar Juazeiro do Norte como uma cidade estratégica para a legenda, resolveu tomar para si a decisão e escolheu Gabriel Santana como o candidato do grêmio em Juazeiro do Norte. Como a sigla já definiu que terá candidatura própria no Município, Braga afirmou que Santana será sim o postulante da legenda em novembro.

Segundo ela, as outras deliberações sobre coligações partidárias e escolha de nome candidato a vice serão feitas em comum acordo entre o diretório municipal e uma comitiva estadual, que acompanhará, a partir de agora, todas as definições no PT de Juazeiro do Norte.

“A decisão da nacional foi por unanimidade. Consultamos a direção estadual que também definiu por apoiar o nome de Gabriel Santana. Para evitarmos conflitos, achamos que essa é a decisão correta. Preferimos deliberar assim neste ano, excepcionalmente, a escolha dos nomes não está sendo feita pelos nossos filiados, uma vez em que estamos passando pela pandemia de coronavírus”, explicou a dirigente.

Entenda o caso

Quando da realização do encontro municipal da legenda que definiria o nome para disputar as eleições deste ano, três pretensos candidatos se registraram: Paulo Emílio, da ala minoritária; Gabriel Santana, que conta com apoio de grupos ligados a José Nobre Guimarães e Luizianne Lins; e Laurivam Cruz, este que seria apoiado por petistas alinhados com o prefeito Arnon Bezerra, do PTB. Ele nega essa relação política com o prefeito Arnon.

Os membros do partido denunciaram à estadual e à nacional que Laurivam não teria potencial eleitoral para a disputa e que pretendia entrar no embate apenas para favorecer uma eventual reeleição de Arnon Bezerra. Diante do impasse, apoiadores de Gabriel Santana resolveram entrar com recurso junto à executiva nacional contra a indicação de Cruz, o que foi corroborado pela direção estadual, de forma opinativa.

A executiva nacional interveio na direção municipal, uma vez que resolução do Partido dos Trabalhadores definiu que a direção nacional poderia definir os rumas dos diretórios municipais com mais de 100 mil eleitores, e que possuam transmissão de TV local.

Laurivam encaminhou nota ao Blog destacando a legitimidade de sua pré-candidatura, baseada nas normas internas e estatutárias. Segundo ele, o seu grupo, denominado de “Coletivo de Lutas”, surgiu em 2016, com objetivo de “colocar novamente o PT de volta as suas origens, que é ao lado do povo e não apenas para servir aos que se acham “donos” do partido nesta cidade”.