Deputado Queiroz Filho diz que é preciso garantir condições aos  profissionais. Foto: Reprodução/TV Assembleia.

O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) protocolou junto à Assembleia Legislativa do Ceará projeto de Indicação que dispõe sobre o fornecimento de equipamentos necessários para o desempenho de execução de aulas remotas aos profissionais da educação da rede estadual de ensino.

“Muitos profissionais da rede estadual não possuem equipamentos de informática, tablets, celulares e até acesso à internet banda larga, condições mínimas necessárias para que possam desempenhar o regime de aulas remotas. Sabendo que a educação é primordial na vida de nossos alunos, vejo como essencial o fornecimento de estrutura para ocasiões em que as aulas presenciais precisem ser suspensas”, disse Queiroz Filho.

A propositura sugere fornecer os equipamentos necessários não apenas no período da pandemia do coronavírus, que teve as aulas presenciais suspensas como medida para garantir a saúde e integridade dos estudantes, mas sempre que houver a edição de qualquer decreto ou norma que determine medidas deste tipo.

De acordo com o projeto de Indicação, caso seja aproveitado pelo governador, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) também poderá fornecer auxílio financeiro para que profissionais da rede estadual de ensino possam custear gastos relativos com a contratação de serviços de internet banda larga ou pacote de dados.

Por se tratar de um projeto de Indicação, a proposição funciona como uma sugestão ao Poder Executivo. Caso queira aderir à ideia, o Governo do Estado deverá reenviar a mensagem à Assembleia em forma de projeto de Lei.