“O mundo não será o mesmo”, diz o parlamentar do Camocim. Foto: ALECE.

O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) está na cidade de Camocim desde março, depois que a Assembleia Legislativa do Ceará fez sua última sessão presencial, no dia 18/03. “Uma lição que me deixa é que o mundo não será mais o mesmo depois dessa pandemia”, disse o parlamentar em entrevista ao Blog do Edison Silva, após 90 dias de confinamento.

Ele acredita que no retorno pleno das atividades sociais haverá uma mudança de comportamento com relação a preocupação com a segurança sanitária, pois as pessoas estarão temerosas que uma nova onda de contágio do coronavírus aconteça.

Dentro das mudanças comportamentais apontadas por Sérgio Aguiar está a atividade política com o retorno do funcionamento dos parlamentos e o início da campanha eleitoral deste ano para eleger prefeitos e vereadores. “Teremos que usar da criatividade, usar novas metodologias de se fazer campanha, para ocupar espaços que antes eram muito privilegiados como, por exemplo, a imprensa escrita. Hoje passa a ser tudo virtual através da tela de um computador ou de um aparelho de celular. As redes sociais vão ser muito importante neste momento para o parlamentar se aproximar das pessoas através das mídias digitais”, destacou.

Sérgio elogia o plano gradual de retomada da economia adotado pelo governo do Estado. A cada catorze dias novos seguimentos entram em funcionamento até que em 42 dias a economia tenha voltado na sua plenitude. O setor de turismo e de serviços está inserido na última fase, mas o deputado conta que as entidades que agregam os vários seguimentos do turismo no País acredita que o mundo volte ao normal em abril de 2021.

Atividade parlamentar

Já a União Nacional dos Legisladores e dos Legislativos Estaduais – UNALE, da qual ele faz parte representando a Assembléia Legislativa do Ceará, não tem previsão para quando os parlamentos brasileiros voltem a funcionar presencialmente. Talvez em agosto.

Confira na íntegra a entrevista do deputado Sérgio Aguiar ao jornalista Edison Silva: