A escolha de Nelson Martins aconteceu de última hora pelo governador Camilo. Foto: Divulgação.

A exoneração do assessor especial de Políticas Institucionais do Governo Camilo Santana, na noite de quinta-feira (04), pegou algumas lideranças políticas de Fortaleza de surpresa. O governador Camilo Santana só definiu que iria exonerar o petista no período da tarde daquele dia.

O próprio Nelson Martins soube, pela manhã, que iria substituir Élcio Batista (PSB) na Casa Civil. A exoneração de Batista era dada como certa, assim como a saída de Samuel Dias (PDT) da secretaria de Governo da Prefeitura de Fortaleza.

O Blog do Edison Silva havia adiantado que Ferruccio Feitosa (PDT), da Secretaria Executiva Regional II, também entraria na fila de escolhas da base governista. Correndo por fora o nome de Alexandre Pereira (Cidadania), até então secretário do Turismo de Fortaleza.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), se disse surpreso com um ou outro nome na lista dos exonerados, agora potenciais candidatos a prefeito pela base governista.

No entanto, ele ressaltou que outros nomes, que não necessitam deixar suas funções, também estão no páreo. O parlamentar se refere a alguns deputados estaduais, dentre eles José Sarto (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, e pessoa próxima aos irmãos Ciro e Cid Gomes, assim como Salmito e outros nomes ao longo dos últimos meses citados.

“Acho que o que ocorreu, no geral, já era esperado. Um ou outro foi uma surpresa, mas ainda não sabemos quem é o candidato da base”, disse Antônio Henrique. Segundo ele, o debate que se seguirá até a convenção será decisivo para a escolha do nome.

“Os nomes (do candidato a prefeito e vice) vão ser escolhidos dentro desse cenário” apontou o chefe do Poder Legislativo Municipal. Além de Sarto e dos secretários exonerados, outros nomes também foram sondados nos últimos meses, dentre eles o dos deputados Salmito Filho e Queiroz Filho, ambos do PDT.

Ao Blog, Salmito disse que não se sente à vontade de comentar o processo, que segundo ele, é comandado pelo prefeito Roberto Cláudio, presidente do PDT de Fortaleza.