Reunião do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, com o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, no Palácio da Abolição. Foto: Carlos Gibaja/Gov.CE.

O governador Camilo Santana assinou, na tarde desta quinta-feira (25), no Palácio da Abolição, juntamente com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; a retomada das obras do Residencial Cidade Jardim, localizado no bairro José Walter, em Fortaleza. Presentes o deputado federal Domingos Neto e o secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque. O ministro veio ao Ceará para a solenidade que marcará a chegada de águas do Rio São Francisco, nest sexta-feira (26), com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

No encontro com o governador Camilo, o ministro anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 54 milhões para a continuidade das obras do Cinturão das Águas do Ceará. Em sua conta no Twitter, o ministro Rogério Marinho escreveu: “Agora, no Ceará, assinamos a retomada das obras de 2.592 moradias do Residencial Cidade Jardim, em Fortaleza. Essa é uma determinação do PR @jairbolsonaro: não deixar obras paradas. Também anunciamos a liberação de R$ 54 milhões para as obras do Cinturão das Águas.”

Foto: Reprodução/Twitter.

“O Cinturão é uma importante obra de infraestrutura hídrica do nosso estado e vai receber as águas do Rio São Francisco, e permitir trazê-las para a região oeste do Cariri, assim como para o açude Castanhão”, disse o governador Camilo Santana.

“Temos uma preocupação especial em garantir a segurança hídrica para o Nordeste. Com a chegada das águas do Velho Chico, o governo estadual vai saber aproveitar muito bem, até pela estrutura que já construiu, e não apenas beneficiar a população, mas também permitir o desenvolvimento sustentável deste importante Estado brasileiro”, declarou o ministro Rogério Marinho.

Em Fortaleza, a nova fase da obra do Residencial Cidade Jardim, irá concluir 2.592 unidades habitacionais referentes aos módulos III, IV e V. Já foram entregues 2.944 unidades, totalizando 5.536 moradias.

“Com essa nova etapa, devemos gerar milhares de empregos diretos e indiretos na fase de construção e mais cidadania e dignidade para as pessoas quando a obra for totalmente entregue”, comentou o chefe do Executivo estadual.

“Trata-se de uma parceria importante para a cidade de Fortaleza entre os governos federal, estadual e municipal que garante para cidadãos um teto para morar”, destacou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Doação à CBTU

Outro compromisso assinado com o Governo Federal foi a doação pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) de locomotivas a diesel e 30 vagões de passageiros à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. São veículos do modelo Pidner, não mais compatíveis para uso no sistema metroviário do Ceará.