Guilherme já foi prefeito de Brejo Santo e está em seu primeiro mandato de deputado estadual. Foto: Reprodução.

Nesta sexta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro esta sendo esperado no Ceará para a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco no município de Penaforte.

Na Assembleia Legislativa do Estado (ALECE), nesta legislatura, um dos parlamentares que trabalharam nesta conquista foi o deputado Guilherme Landim (PDT) que deu continuidade ao trabalho do pai, o ex-deputado Wellington Landim, já falecido.

Presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição de Águas do Rio São Francisco, Guilherme crê, com a vinda da água, fará que o “homem do campo” dependa menos do período invernoso no Ceará. Ele acredita ainda que será uma “garantia de água para beber e outros usos para mais da metade da população cearense”, tendo uma gerência da sua utilização.

Outros benefícios

Outro benefício da obra é que, segundo o deputado, o Açude Castanhão, inaugurado em 2002, não secará mais devido ao aporte que receberá da transposição. “Isso garantirá um aporte hídrico para Fortaleza e região Metropolitana, além da região Jaguaribana”.

“É um ganho que não tem como contar”, afirmou Landim. Ademais, o parlamentar aponta que essas águas trarão uma melhoria no lençol freático do município de Juazeiro do Norte garantindo uma produção de insumos por “anos a fio”, pela qualidade das terras da região caririense. Através do Cinturão das Águas, uma obra do governo do Estado, o líquido chegará também ao leito do rio Salgado.

Legado do pai Wellington

Filho do ex-deputado estadual e já falecido Wellington Landim (1955-2015), Guilherme trata tal conquista com alegria e emoção, ainda mais em se lembrar do pai, um apaixonado pela obra das Transposição. “É o cumprimento da promessa de um sonho ver essas águas chegarem [do Rio São Francisco]. É, sem dúvida, um sentimento de que ‘valeu a pena’ toda a luta de meu pai, que tantos o criticaram, achando que nunca as águas iriam chegar, e agora está sendo realizado”, afirma emocionado.

Confira a entrevista de Guilherme Landim ao jornalista Edison Silva sobre a luta para se concretizar o sonho da transposição e a preocupação com o preço da água: