Guilherme Landim é o autor do Projeto de Indicação. Foto: Reprodução/TV Assembleia.

O deputado Guilherme Landim (PDT) defende que profissionais das áreas da Saúde e Segurança Pública realizem teste de detecção de contágio de Covid-19 pelo menos a cada 15 dias. Ele é o autor do Projeto de Indicação 71/2020, que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará e sugere o teste para todos estes profissionais que realizem trabalho presencial, independente da apresentação de sintomas da doença.

O parlamentar diz que a periodicidade da realização dos testes diagnósticos não poderá ser superior a 15 dias. O profissional que testar positivo deverá ser imediatamente afastado de suas atividades e mantido em isolamento, sem prejuízo do recebimento integral de sua remuneração. A proposição abrange também profissionais terceirizados que prestam serviço na área da saúde.

 Justificativa

Guilherme Landim afirma que a proposição tem por objetivo proteger os profissionais das áreas da Saúde e Segurança do Estado do Ceará que atuam na linha de frente no combate à doença. “É de conhecimento público que os profissionais das áreas mencionadas estão expostos a situações que elevam potencialmente a possibilidade de serem contaminados”, afirma o deputado, que tem formação na área médica.

Segundo ele, em 19 de maio deste ano o Ceará registrara mais de 4,4 mil profissionais da saúde infectados, quantitativo que representa 17% de todos os casos confirmados até aquela data. “Dessa forma, mostra-se necessária a realização periódica de exames de diagnóstico da doença, com o fim de resguardar a saúde do profissional infectado e evitar a propagação da enfermidade”, concluiu o deputado.

Por tratar-se de um projeto de Indicação, ele funciona como sugestão ao Poder Executivo. Após aprovado na Assembleia, caso o Governo do Estado queria dar sequência à proposição, deverá reenviá-lo à AL em forma de projeto de Lei.