Professora Paula Colares preside o partido no Ceará. Foto: Reprodução/Facebook.

Recém-instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Unidade Popular (UP) se prepara para ter candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza no pleito municipal. A legenda ainda tem uma estrutura minúscula na Capital cearense, mas pretende ir construindo, aos poucos, uma identidade política na cidade.

O UP é um partido de esquerda e tem ligações com o PSOL e com a ala mais socialista do Partido dos Trabalhadores (PT). Havia, inclusive, uma discussão interna nessas legendas sobre a possibilidade de apoio da nova agremiação em uma composição esquerdista. No entanto, a direção nacional da sigla achou por bem lançar um nome para a disputa à Prefeitura de Fortaleza.

Em defesa do socialismo, UP pretende lançar candidatos no Ceará em 2020

O Diretório Estadual do Unidade Popular pelo Socialismo, no Ceará, definiu o nome da presidente da legenda, Paula Virgínia Colares, como pré-candidata à Prefeitura para as próximas eleições municipais.

Colares tem 40 anos e é professora substituta da rede municipal, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, preside o Unidade Popular no Estado e faz parte da Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário, desenvolvendo campanhas pelos diretos das mulheres e contra a violência no estado.

Câmara Municipal

Questionada sobre a possibilidade de apoio a outras candidaturas de esquerda, Paula afirmou ao Blog do Edison Silva que a intenção do partido sempre foi lançar candidaturas nas principais cidades como forma de divulgar o programa partidário do grupo. Para a Câmara Municipal de Fortaleza, por enquanto, a legenda tem uma chapa com apenas três nomes.

Além do UP, outras legendas já sinalizam lançar nomes ao Executivo da Capital, como o PT, com Luizianne Lins; o PROS, com Capitão Wagner; PSOL, com Renato Roseno; PV, com Célio Studart; Solidariedade, com Heitor Férrer; e o PSTU, com Zé Batista.