Mais uma vez, Camilo Santana e Roberto Claudio fizeram pronunciamento de forma conjunta nas redes sociais. Foto: Reprodução.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, neste sábado (30), a renovação do decreto de isolamento social no Estado por, pelo menos, mais uma semana. Além disso, sete municípios cearenses passarão a ter isolamento social rígido: Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Itarema, Acaraú, Sobral e Camocim.

Ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, Camilo fez pronunciamento nas redes sociais, dando detalhes do novo decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado ainda hoje. O chefe do Poder Executivo estadual afirmou que as medidas mais duras para alguns municípios se dão pelo crescimento no número de casos no Interior. Sem especificar quais, afirmou que alguns outros municípios receberão recomendação de endurecimento das ações de combate à Covid-19.

A partir de segunda-feira (1º), como já havia sido anunciado, alguns setores começarão o processo de retomada do funcionamento, ainda com restrições. São eles o setor industrial, de saúde, beleza e construção civil. O prefeito Roberto Claudio lembrou que o fortalezense permanecerá em estado de isolamento, com exceção das categorias citadas. “A grande maioria da população vai continuar sujeita às medidas de isolamento social. A gente sabe que não é confortável, não é agradável, mas não há valor mais nobre do que defender a vida e é isso que a gente está tentando fazer e convencer a população”, disse durante o pronunciamento.

Camilo e Roberto Claudio pediram respeito às regras do novo decreto e do Plano de Retomada da Economia, pois essa fase de transição, que começará segunda-feira e durará sete dias, funcionará como teste, somente passando para a fase posterior, com abertura de novos setores, se os dados de saúde mostrarem-se satisfatórios. “Somente com o isolamento social poderemos vencer essa batalha. O isolamento tem sido fundamental para melhoria das condições de saúde do Estado, principalmente na pressão no sistema de saúde”, afirmou o governador.