Camilo anunciou pelas redes sociais o Plano de Retomada da Economia. Foto: Reprodução/Facebook.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na tarde desta quinta-feira (28), que renovará o decreto estadual de isolamento social mais uma vez, e detalhou o que chamou de Plano de Retomada da Economia do Estado do Ceará, construído através de um grupo de trabalho formado há mais de um mês, com representantes de diversas áreas da sociedade.

O atual decreto de isolamento social, que vale até domingo, será renovado a partir de segunda-feira (1º/06), em todo o Estado do Ceará. Camilo afirmou que o Estado irá, desta vez, sugerir ou até determinar que alguns municípios do Interior adotem um isolamento mais restritivo. “São situações epidemiológicas diferentes, que merecem tratamento diferente”, explicou o secretário estadual de Saúde, Dr. Cabeto.

O secretário explicou que, a partir do isolamento, o Estado reduziu bastante o número de casos. Ele informou que nesta semana, a 22 Semana Epidemiológica, houve redução no número de óbitos em relação a semana anterior. Também foi apresentada uma tendência significativa de redução de casos e óbitos na Capital, epicentro da doença no Ceará. Cabeto destacou ainda ter havido queda de aproximadamente 50% nos atendimentos das UPAs em Fortaleza.

Confira gráficos apresentados pelo secretário (clique para ampliar):

O plano

O chefe do Executivo estadual explicou que, para a elaboração deste plano, foram utilizados critérios como risco sanitário e a questão econômico-social.

Camilo Santana explicou que o Plano de Retomada da Economia conta com cinco fases, sendo a primeira (de 1º a 7 de junho) uma fase de transição. O governador afirmou que diariamente serão avaliados os dados e o sucesso do plano ‘vai depender muito do comportamento das empresas e da população’.

O processo de monitoramento das fases, explicou o governo, terá três critérios:
. Acompanhamento das condicionantes para o início de cada fase; 
. Realização de Inquéritos Sorológicos 2 por Cidades e Empresas Liberadas através de Testagem Aleatória pelo Estado e Verificação do Cumprimento dos Protocolos das Empresas;
. Realização de Inquéritos Epidemiológicos através de Investigação da Razão de Transmissibilidade.

“Para iniciar qualquer das fases, vamos utilizar critérios e analisar se aprovamos ou não o funcionamento das fases anteriores. Terá que haver respeito ao protocolo de funcionamento, respeito aos decretos e o funcionamento das atividades liberadas, além do monitoramento por parte do Poder Público”, afirmou Camilo.

As fases

A primeira fase, chamada de fase de transição, funcionará de 1º a 7 de junho. Esta será a única delas prevista com 7 dias. As demais deverão durar 14 dias.

Confira nos gráficos quais setores estão liberados para funcionamento em cada uma das fases, sendo importante reparar na porcentagem de trabalho presencial permitido a cada uma delas.

Confira as fases (clique para ampliar):

Possibilidade de retroação
 

O governador Camilo destacou que, caso haja aumento no número de contaminações, o governo pode interromper a abertura das atividades, inclusive podendo retroagir e retornar com o isolamento social. “Para que esse plano possa funcionar, para que essas fases possam acontecer, é fundamental respeitarmos os decretos e esse plano. Se a gente abrir e os casos começarem a aumentar, teremos que retroagir e, mais uma vez, reiniciar um processo de isolamento. Mais uma vez afirmo que a prioridade é a saúde da população”, concluiu.

Volta às aulas presenciais

Para encerrar o pronunciamento, Camilo respondeu sobre reabertura das escolas, por ser um tema que muito vem sendo questionado. Ele afirmou que a volta às aulas presenciais está prevista apenas para a última fase, na segunda quinzena de julho.