Tomaz Holanda preside o PTC do Ceará e de Fortaleza. Foto: Miguel Martins.

Assim como o PRTB, o PTC perdeu todos os seus membros eleitos para a Câmara Municipal de Fortaleza, em 2016. No entanto, o presidente da legenda, o ex-deputado Tomaz Holanda, acredita que a sigla poderá repetir o feito do pleito municipal passado elegendo outros dois parlamentares nas próximas eleições.

Até março, faziam parte do partido as vereadoras Cláudia Gomes e Lucimar Vieira Martins, a “Bá”. Enquanto a primeira ingressou no Democratas (DEM), partido presidido em Fortaleza pelo seu esposo, Marcílio Gomes, a segunda se filiou ao Progressistas (PP).

Da mesma forma que ocorreu no PRTB, a direção do PTC ficou preocupada com a saída das parlamentares no prazo limite estipulado pelo calendário eleitoral.

Bá, por exemplo, deixou para última hora sua saída do partido, o que prejudicou o ingresso de outros nomes na legenda. De acordo com os dirigentes partidários, há certo receio de eventuais candidatos em siglas com parlamentares de mandato, visto o maior potencial eleitoral do titular da vaga.

“Essa demora para a saída prejudicou a gente, mas eu trabalhei com alguns nomes e eles continuaram no grupo”, disse Tomaz Holanda. Segundo ele, o partido vai para a disputa com chapa completa, com 65 candidatos.

A intenção da agremiação é repetir a mesma quantidade de eleitos em 2016, ou seja, dois.

Ele, Tomaz Holanda, deve ser o “puxador de votos”. Ex-deputado estadual, foi candidato a deputado federal em 2018, não sendo eleito. Conseguiu 34 mil votos, sendo 9 mil só em Fortaleza. “A turma é boa e podemos fazer até dois nomes para a Câmara Municipal. Temos uma chapa competitiva”, disse.

Coronavírus

De acordo com o dirigente, há um problema para a reunião da chapa de pré-candidatos para a Câmara Municipal de Fortaleza pelo PTC. A pandemia de coronavírus inviabiliza a realização de reuniões com todo o grupo, mas o grêmio tem se reunido internamente com poucos membros. “Estou vendo se a partir deste mês faço uma programação na sede do partido com, no máximo, dez candidatos. Com máscara, álcool em gel. Precisamos ouvir todos os 65 candidatos”, destacou.

Atualmente, em todo o Ceará, o PTC possui apenas 40 vereadores, e pretende manter esse número de eleitos. O partido também deve reforçar candidaturas ao executivo municipal em Aquiraz, Quixeramobim, Amontada e Jaguaribe.