As chamadas Fake News (notícias falsas) já começaram a viralizar no ambiente virtual reclamando atenção dos cidadãos e autoridades. Foto: Pedro França/Agência Senado.

Oportuna e pertinente a providência adotada pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na última quinta-feira (09), criando oficialmente o “Comitê de Controle Interno, Transparência e Governança”, para atos e ações praticadas pela gestão de Fortaleza, ao longo do tempo de duração da grave crise experimentada, especialmente pelos fortalezenses, por conta da pandemia do coronavírus.

O ato praticado pelo prefeito, exemplo para os demais gestores, muito além da importância de prestar contas à população, prática não voluntariamente comum, também servirá para inibir insinuações dos aproveitadores de ocasiões adversas.

São conhecidas as louváveis práticas de brasileiros, das mais variadas estirpes, no momento que boa parte da população carece de atenção e ajuda, sobretudo dos poderes públicos. Também são públicas, implícita e explicitamente, as ações perpetradas por políticos de baixo nível, com o objetivo único de tirarem proveitos, contestando e fazendo insinuações aos responsáveis pela execução imediata e imprescindíveis de providências em socorro imediato e no futuro bem próximo, de pobres e ricos, ameaçados ou já vítimas da virulência do vírus.

Evidente que agora, quando todos estamos apavorados, os aproveitadores têm menos espaço para difundirem suas maldades, além de elas também não merecerem crédito suficiente para mobilizar grandes grupos. Mas, não tenhamos dúvida, quando tudo isso passar – e as súplicas são para que não demore muito – , logo nas eleições deste ano, se houver, ou na próxima (2022), o principal discurso desse grupo de políticos será o gasto público com a pandemia, aí sim, com espaço para reverberação em razão do ambiente eleitoral, exigindo muito mais explicações dos atuais gestores que estejam na disputa.

O eleitorado brasileiro, na primeira eleição que tivermos após esta pandemia, precisa estar preparado para reagir aos discursos de denúncias fáceis, podendo, para tanto, ficar atento às contas prestadas pelos atuais governantes, assim como conhecendo quem de fato está envolvido no processo objetivando minimizar os efeitos negativos desta peste, ao tempo que de pronto já afasta os exploradores da desgraça alheia com seus discursos demagogos e inapropriados, principalmente nos dias atuais.