Para Romeu Aldigueri é inaceitável que o setor bancário ponha a saúde dos clientes em risco. Foto: ALECE/Arquivo.

O deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) protocolou requerimento na Assembleia Legislativa do Ceará solicitando providências que evitem aglomeração nas agências bancárias.

Direcionado ao governador Camilo Santana, ao Banco Central e à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o documento ressalta preocupação com a saúde da população se aglomera enquanto aguarda atendimento.

“As filas e aglomerações têm tornado esses locais propícios à disseminação do coronavírus. É preciso agir e, por exemplo, disponibilizar períodos especiais para atendimento das pessoas em grupo de risco e também ao grupo que goza de benefícios sociais”, destaca o deputado.

A principal medida seria a reabertura e o aumento da jornada de atendimentos das agências bancárias para acesso aos caixas eletrônicos, passando a funcionar por no mínimo 10 horas diárias. O fluxo de pessoas buscando atendimento bancário se deve, principalmente, por conta do pagamentos de benefícios sociais – necessários à população que precisa de auxílio.

O requerimento diz que ‘é inaceitável assistir ao descaso do setor bancário, que de forma irresponsável, põe a saúde dos brasileiros em risco, ao não se organizarem para atender de forma segura os seus clientes’.