Os presidentes do Republicanos Fortaleza e Ceará, David Durand e Ronaldo Martins, ao lado de Capitão Wagner. Foto: Blog do Edison Silva.

O presidente estadual do Partido Republicanos, o deputado federal Ronaldo Martins, informou ao Blog do Edison Silva, na manhã deste sábado (01), durante encontro municipal da legenda, que a agremiação não faz mais parte da gestão do prefeito Roberto Cláudio (PDT), a quem esteve ligada desde o fim das eleições de 2016. De acordo com o dirigente, a legenda que preside no Ceará tem como meta eleger até cinco vereadores em Fortaleza, inclusive ele, que já está se colocando como pré-candidato à Câmara Municipal.

O Republicanos confirmou apoio à pré-candidatura do deputado federal Capitão Wagner (PROS), à Prefeitura de Fortaleza no pleito de outubro próximo. Durante o encontro na manhã deste sábado (01), realizado no plenário Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará, vereadores e deputados do PROS e Republicanos compareceram ao evento.

Chamou a atenção a presença do vereador pedetista Carlos Dutra. Questionado se retornaria aos quadros do Republicanos ele informou que segue “firme e forte” no PDT. O presidente municipal da sigla republicana em Fortaleza, deputado estadual David Durand, porém, afirmou que Dutra tem dialogado com Ronaldo Martins, e não descartou a possibilidade de o vereador se filiar ao Republicanos até abril próximo.

Tanto Carlos Dutra quanto Ronaldo Martins foram secretários da pasta dos Esportes da Prefeitura da Capital cearense já no segundo mandato do Governo de Roberto Cláudio.

“O Republicanos é um partido independente. Nós não temos dono. Só obedecemos a Deus no Céu e a nosso presidente”, disse Martins. “Nós não estamos mais na Prefeitura e vamos sair agora com o Capitão, fortalecer a campanha dele. Sabemos que na última eleição faltou pouco para a eleição dele, e nessa, agora, vamos com força total. Vamos trabalhar para ele ser eleito no primeiro turno”, afirmou ao Blog o deputado federal Ronaldo Martins.

Ainda de acordo com ele, o partido vai trabalhar para eleger cinco vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza. “Estou me colocando à disposição do partido como candidato a vereador, e a gente vai puxar e eleger, no mínimo, cinco vereadores. Não temos nenhuma relação com a Prefeitura de Fortaleza. Nossa relação, agora, é com o povo e com o Capitão Wagner”, reafirmou Martins.

1º Encontro Municipal do Republicanos aconteceu na manhã deste sábado (01), em Fortaleza. Foto: Blog do Edison Silva.

Sobre candidatura própria a prefeito em outros municípios do Estado, Ronaldo afirmou apenas que o partido está em fase de filiações. No entanto, ele destacou que quer alcançar os 184 municípios, assim como passar por reformulação partidária. “O Republicanos vem entusiasmado, renovado, e queremos ter uma voz que represente o povo e o nosso partido em cada Município do Estado do Ceará”, disse ele sem apresentar nomes.

– De olho em 2022
Agora se colocando como pré-candidato a vereador de Fortaleza, Ronaldo Martins tem como compromisso, por parte de Capitão Wagner, apoio em sua postulação a deputado federal em 2022. No pleito de 2018, com mais de 101 mil votos, o dirigente não atingiu o quociente mínimo para ocupar uma das 22 cadeiras do Ceará na Câmara dos Deputados.

De acordo com Capitão Wagner, por ser a maior legenda, até o momento, entre aquelas que dão apoio à sua pré-candidatura, há, sim, a possibilidade de o Republicanos vir a indicar o nome do vice-prefeito na chapa. No entanto, ele ressaltou que está dialogando com outras legendas e que essa definição só será apresentada próximo das convenções partidárias.

TV e Rádio

Segundo Capitão Wagner, ainda existe diálogo com outras legendas, como PSDB, DEM, PSL e até o MDB. Portanto, o ideal não seria tratar de nomes para candidatura a vice neste momento. Em abril, Capitão Wagner deve anunciar mais um partido, este de pequeno porte, que deve apoiar sua candidatura no pleito de outubro próximo.

“O papel do Republicanos vai ser de muito protagonismo porque ele tem tempo de TV e Rádio e tem grandes líderes políticos, como um deputado federal, um deputado estadual e vereadores. Integrantes que vão compor a chapa que deve eleger três ou quatro vereadores. Então, a importância é grande”, salientou Capitão Wagner.

Entre as lideranças políticas presentes, estava o deputado federal do PSDB, Roberto Pessoa. Foto: Blog do Edison Silva.

Entusiastas

Estiveram presentes ao encontro do Republicanos, além dos presidentes estadual e municipal, o pré-candidato Capitão Wagner (PROS), o deputado federal Vaidon (PROS), o deputado estadual Vitor Valim (PROS), Noelio, e os vereadores de Fortaleza Sargento Reginauro (sem partido), Carlos Dutra, do PDT e Márcio Martins (PROS).

Outras lideranças partidárias locais também compareceram ao encontro do Republicanos, detre elas o deputado federal Roberto Pessoa (PSDB), o prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça (PSDB), Fernando Torres, presidente do Podemos/CE.