Líderes petistas no dia da escolha do vereador Guilherme Sampaio como presidente do partido em Fortaleza.

Quatro alas do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza apresentaram, nesta terça-feira (11),  um manifesto cobrando celeridade no processo de apresentação do nome petista para a disputa eleitoral majoritária que acontece em outubro deste ano. A executiva municipal do partido ia discutir o documento ainda nesta terça-feira, mas decidiu adiar o debate para a próxima terça-feira (18).

Majoritariamente apoiadores de uma candidatura própria da deputada federal Luizianne Lins, os grupos querem pressionar o presidente da executiva municipal, Guilherme Sampaio, a iniciar o processo de escolha do pré-candidato da sigla.

Para eles, com o consenso de um nome ou através de prévias internas, é importante que haja celeridade na escolha do pré-candidato para que se tenha início o processo de discussão de um plano de Governo. Assinam o manifesto os membros da Democracia Socialista, que tem como membros Luizianne Lins e Ronivaldo Maia; o Campo Democrático, encabeçado por José Nobre Guimarães e Conin; o Movimento PT, que tem como integrante José Airton Cirilo, e o Optei.

As quatro alas defendem Luizianne Lins como o nome mais provável para ser indicado, bem como a escolha de um nome o mais rápido possível. Os outros grupos, dentre eles o liderado por Guilherme Sampaio, ainda estão discutindo entre eles para definir que medida devem tomar quanto à escolha do pré-candidato.

“O PT tem nomes valorosos que poderiam, muito bem, cumprir essa tarefa e nos representar. No entanto, acreditamos que, nesse momento, é o nome da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que reúne as melhores condições de aglutinar forças políticas e sociais para o desafio de encabeçar mais do que uma candidatura. Encabeçar um amplo movimento de resgate de uma Fortaleza com participação popular e inversão de prioridades, e que torne nossa cidade um polo de resistência ao fascismo que nos ameaça” – (Manifesto das alas petistas em Fortaleza)

O documento é assinado por 324 membros do Partido dos Trabalhadores, dentre eles o deputado estadual Elmano de Freitas, o vereador Ronivaldo Maia e os ex-deputados Antônio Carlos e Eudes Xavier. O Blog do Edison Silva tentou contato com o presidente da executiva municipal, o vereador Guilherme Sampaio, mas até a publicação desta matéria ele não retornou as ligações feitas, nem as mensagens enviadas.

Lula

Na semana passada, Guilherme Sampaio teve um encontro com o governador Camilo Santana, e de acordo com informações de petistas ouvidos pelo Blog do Edison Silva, o chefe do Executivo estadual defendeu que o Partido dos Trabalhadores, em Fortaleza, apoie o candidato do PDT.

Luizianne Lins já se antecipou e teve diálogo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que demonstrou interesse em postulação do PT em Fortaleza com o nome da deputada federal encabeçando a chapa. No entanto, o presidente municipal do partido aguarda diálogo com Lula e lideranças locais da legenda no Ceará.

Eleições

Na próxima terça-feira (18), o PT municipal deve realizar reunião para definir o calendário de discussões sobre as eleições municipais de 2020, como inscrição de pré-candidatos, temas a serem debatidos.

Até lá poderá haver definição interna sobre como o Partido dos Trabalhadores se comportará no processo eleitoral deste ano. A ideia do manifesto é justamente apressar a decisão da direção municipal com vista em inserir, de vez, a agremiação nas eleições de outubro.

A vice-presidente do PT de Fortaleza, Liliane Araújo, e o deputado estadual Elmano, entregaram o manifesto na sede do partido. Foto: Divulgação.

Leia o manifesto na íntegra:

MANIFESTO DE QUEM AMA FORTALEZA

Reconstruir a esperança, derrotar o fascismo e reconquistar uma Fortaleza generosa, democrática e humana para o seu povo. Mais que resistência, estamos sendo convocados pela história a reconstruir a esperança. Apesar do ódio, da intolerância, do preconceito, da tentativa de nos amedrontar e da institucionalização da barbárie, estamos diante de um grandioso desafio: enfrentarmos e vencermos o reacionarismo, o obscurantismo e o autoritarismo.

Nossa história é de luta, resistência, sonhos e conquistas. Sim, conquistas! Não renunciamos à defesa do nosso projeto democrático e popular que, por mais de uma década, modificou a face injusta, perversa e desigual de um Brasil construído estruturalmente colonialista e escravocrata. Havia e há muito a ser feito. Mas não será o capital e o mercado que irão modificar a realidade de sofrimento e desigualdade que atinge o nosso povo. Pelo contrário, estão, como de costume, destruindo anos e anos de conquistas populares.

Diante de tamanho absurdo, louvem-se as mais variadas formas de luta e resistência do nosso povo. Mas é necessário muito mais. Precisamos de mais ousadia, mais lutas e força social, experiência, unidade na ação e, especialmente, vitórias significativas das forças de esquerda nas próximas eleições municipais.

Em outubro, teremos eleições para prefeitas, prefeitos, vereadores e vereadoras, em todos os municípios do país. Elas serão um momento crucial para reafirmarmos nossa visão de mundo e nossos valores. Ao endeusamento do mercado deve ser contraposta a solidariedade. À exclusão a inclusão. Contra o culto à ditadura, defenderemos a participação popular e a ampliação da democracia. Ao elogio da tortura contrapomos a defesa da liberdade e dos direitos humanos. À intolerância o respeito a todos e todas. Ao ódio contrapomos o amor.

É nesse contexto que Fortaleza deve ter uma candidatura do PT. Uma candidatura que expresse a experiência de uma administração com participação popular, radicalidade democrática, competência e inversão de prioridades. Mas que esteja também vinculada à defesa da democracia, contra o fascismo, contra a visão autoritária e policialesca de gestão; sintonizada com os mais solidários e profundos interesses do nosso povo: homens, mulheres, jovens, negras, negros, crianças, adolescentes, idosos, gays, lésbicas, transexuais, transgêneros e pessoas com deficiência, todas e todos que lutam, sonham e trabalham, cotidianamente, por melhores condições de vida.

Uma candidatura que tenha a capacidade de dialogar com diversos setores democráticos e populares, movimentos, lutas e iniciativas populares, para que, em uma ampla frente pela democracia contra o fascismo e pela esperança, possa impor uma derrota na nossa capital às visões elitistas, conservadoras e autoritárias de governo.

O PT tem nomes valorosos que poderiam, muito bem, cumprir essa tarefa e nos representar. No entanto, acreditamos que, nesse momento, é o nome da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins que reúne as melhores condições de aglutinar forças políticas e sociais para o desafio de encabeçar mais do que uma candidatura. Encabeçar um amplo movimento de resgate de uma Fortaleza com participação popular e inversão de prioridades, e que torne nossa cidade um polo de resistência ao fascismo que nos ameaça.

Com todas as tentativas que fizeram para apagar ou enganar as pessoas sobre os feitos do nosso governo em Fortaleza, sentimos que ainda está na memória do nosso povo as centenas de assembleias do Orçamento Participativo, que definiram obras, programas e até o Plano Diretor da cidade. Estão nos seus corações conquistas, como o fim do flagelo das escolas anexas da era Juraci.

A radical melhoria na merenda escolar, no fardamento, nas condições físicas das escolas e nos ganhos para os profissionais da educação; os CUCAS, o Hospital da Mulher, a democratização das políticas culturais, a melhoria do atendimento em saúde. Foram dela as primeiras iniciativas de políticas públicas municipais para a juventude, para as mulheres, para o povo negro e para a população LGBT. Políticas de inclusão que são a antítese de tudo que estamos assistindo no Brasil. Sem falar dos projetos e recursos deixados para diversas obras que ainda se veem na Cidade.

A candidatura do PT deve ser fruto de um processo democrático. Uma das grandes virtudes do PT é sua democracia interna. É a ideia de que o partido não tem dono e que são suas instâncias e fóruns coletivos que decidem seus rumos. Sendo assim, solicitamos ao Diretório Municipal do PT Fortaleza a definição, o mais breve possível, de um calendário de tática eleitoral para essas eleições, bem como a escolha do nome que nos representará nessa disputa municipal.

Lembrando que a inscrição de nomes para as prévias do PT de São Paulo, por exemplo, já encerrou no dia 30 de janeiro. Essa escolha poderá ser feita por prévias ou outro mecanismo coletivo previsto no Estatuto do Partido, mas de forma que fiquem preservadas nossa democracia e nossa unidade.

Lula Livre e Inocente!
Luizianne Prefeita de Fortaleza!
DESTINATÁRIO – Executiva Estadual do PT – Ceará.