Ex-deputados federais Eudes Xavier (PT), Cabo Sabino (AVANTE) e Chico Lopes (PCdoB) vão disputar mandato de vereador. Montagem: Blog do Edison Silva.

Alguns ex-deputados federais cearenses estão se preparando para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza nas eleições deste ano. O objetivo é “puxar” votos para o partido fazer um maior número de cadeiras no legislativo da Capital. Nestas eleições de 2020 está proibido o ajuntamento de legendas (coligação) para a disputa proporcional (eleição de vereador). Para conseguir uma das 43 cadeiras da Câmara, a estimativa é que o partido disputante deva alcançar, no mínimo, 30 mil votos de legenda.

Entre os pré-candidatos a vereador de Fortaleza está o ex-deputado federal, Eudes Xavier (PT). Foi parlamentar federal por duas legislaturas: 2006/2010 e 2011/2014. Nas eleições de 2014 ele tentou o terceiro mandato mas ficou na oitava suplência da coligação (PRB, PP, PDT, PT, PTB, PSL, PHS, PSD, PCdoB, SD e PROS) pois só conseguiu 35.952 votos.

Eudes disse que, depois de 25 anos de filiação, vai disputar pela primeira vez uma cadeira na Câmara de Fortaleza a convite do presidente do PT municipal, vereador Guilherme Sampaio. O partido quer montar uma chapa competitiva e precisa de nomes experientes. Eudes, enquanto deputado federal, foi um dos colaboradores atuantes da gestão da ex-prefeita Luizianne Lins. E destinou recursos de emendas parlamentares para construção de Praças da Juventude, reforma do Mercado Central e programas de inclusão social voltados para moradores de baixa renda.

Eudes argumenta que a bancada parlamentar é a porta-voz do partido e o PT precisa dessa tribuna para defender as bandeiras da esquerda: igualdade racial, fortalecimento das políticas públicas direcionadas às minorias e a favor da juventude das periferias.

Polícia Militar

O ex-deputado federal Cabo Sabino (AVANTE) foi eleito pelo PR em 2014 com 120.485 votos. Em 2018 ele tentou a reeleição pelo AVANTE e obteve 47.010 votos ficando na segunda suplência da coligação (MDB, PHS, AVANTE, SD, PSD, PSC, PODE e PRB).
“A principal motivação (para ser candidato a vereador) é porque a categoria dos policiais militares não está representada na Câmara Municipal e o AVANTE, que hoje não tem nenhum vereador eleito, quer se fortalecer”, afirmou.
Cabo Sabino se identifica como um político defensor das categorias profissionais embora, quando deputado federal, tenha destinado emendas parlamentares para a Prefeitura de Fortaleza construir praças dentro do Programa Mais Infância.

O AVANTE já realizou oito encontros com os pré-candidatos a vereador do partido. As reuniões acontecem no Colégio Dragão do Mar que fica na Avenida João Pessoa, 4976. Cabo Sabino informa a chapa vai apoiar, para prefeito, o pré-candidato Capitão Wagner (PROS).

Convocação partidária

O ex-deputado federal Ronaldo Martins (Republicanos / ex-PRB), hoje no exercício do mandato na Câmara dos Deputados por causa da licença temporária de Moses Rodrigues (MDB), não se elegeu em 2018. Ficou na primeira suplência com 101.089 votos da coligação (MDB, PHS, AVANTE, SD, PSD, PSC, PODE e PRB).
Até final do ano passado, Ronaldo estava trabalhando na Prefeitura Municipal de Fortaleza sendo secretário da Secretaria do Esporte e Lazer. Ele exerceu o mandato de deputado federal no período de 2015/2018.
O ex-deputado federal Chico Lopes (PCdoB) também está sendo convocado pelo partido para enfrentar mais uma vez a disputa por um mandato de vereador da Capital. Nas eleições de 2018 Chico Lopes tentou voltar à Câmara Federal mas obteve 56.059 votos, ficando na segunda suplência da coligação (PT, PCdoB, PP, PR, PMN). Chico Lopes já foi vereador de Fortaleza de 1983-1988; de 1993-1996 e de 1997-1998. Depois se elegeu deputado estadual.

A ex-deputada federal Gorete Pereira também está não sendo convidada pela direção do PL (ex-PR) – mas ainda não se decidiu – a entrar na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza. Gorete nas eleições de 2018 obteve 62.946 votos ficando na primeira suplência da mesma coligação de Chico Lopes (o segundo suplente). A ex-parlamentar tem serviços prestados aos moradores da Capital na área da assistência social e já foi vereadora por duas vezes: 1988-1992 e de 1992-1994. Depois foi eleita deputada estadual.