Deputado Mauro Benevides Filho foi o parlamentar cearense que mais vezes discursou na Câmara Federal em 2019. Foto: ALECE/Arquivo.

Com 513 deputados federais existentes no Brasil, a concorrência para ocupar a tribuna da Câmara Federal para realizar pronunciamentos no pequeno ou no grande expediente ou até mesmo fazer um simples comunicado, é ferrenha. Falar ao microfone significa aparecer na TV Câmara ou no programa radiofônico A Voz do Brasil o para todo o país, o que torna a disputa ainda maior.

Em 2019, os 22 deputados federais cearenses realizaram 600 discursos na Câmara, seja na ordem do dia, nas breves comunicações ou em momentos distintos. Apenas um parlamentar cearense não usou o microfone nenhuma vez, o deputado Robério Monteiro. Apesar de ter ficado afastado do mandato por um período, para comandar Secretaria de Estado, o deputado Mauro Benevides Filho foi o parlamentar cearense que mais vezes fez uso dos microfones da casa: 92 vezes.

Leia também:
O que os deputados federais cearenses fizeram, em 2019, o primeiro ano da Legislatura.

Vários deputados falaram apenas uma única vez, como é o caso de AJ Albuquerque, Genecias Noronha, Vaidon Oliveira e Aníbal Gomes, este último não mais no exercício do mandato. O segundo mais falante foi André Figueiredo, 1ª vice-presidente nacional do PDT e que comandava o partido no Estado, tendo usado a palavra 82 vezes. Os dados são do Portal da Transparência da Câmara Federal.

Confira quantas vezes cada deputado cearense discursou na Câmara Federal em 2019:

AJ Albuquerque – 1
André Figueiredo – 82
Capitão Wagner – 75
Célio Studart – 66
Denis Bezerra – 3
Domingos Neto – 24
Dr. Jaziel – 33
Eduardo Bismarck – 21
Genecias Noronha – 1
Heitor Freire – 16
Idilvan Alencar – 12
José Airton Cirilo – 36
José Guimarães – 61
Júnior Mano – 8
Leônidas Cristino – 30
Luizianne Lins – 4
Mauro Benevides Filho – 92
Pedro Augusto Bezerra – 17
Robério Monteiro – 0
Roberto Pessoa – 3
Ronaldo Martins – 3
Vaidon Oliveira – 1

Não estão no exercício do mandato:
Moses Rodrigues – 10
Aníbal Gomes – 1