Heitor Freire perdeu relevância no cenário político local após afastamento de Bolsonaro. Foto: Divulgação.

A oposição no Ceará, devido a uma série de fatores, como foi mostrado no Blog do Edison Silva, deve sair do pleito eleitoral ainda mais reduzida. No entanto, o presidente do PSL no Estado, o deputado federal Heitor Freire, acredita que em alguns municípios os oposicionistas do projeto político liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes podem surpreender.

O partido do parlamentar ainda tem representação incipiente no Ceará, e mais recentemente, perdeu aquele que era, até então, seu principal representante, o presidente da República Jair Bolsonaro. Os únicos deputados estaduais da legenda, Delegado Cavalcante e André Fernandes, estão suspensos das funções partidárias, e atuando para conseguir o maior número possível de assinaturas para instalar outra agremiação: o “Aliança pelo Brasil”.

Questionado sobre a redução da oposição no Ceará, Freire afirmou que a bancada não está desgastada mas “construindo um trabalho para que Fortaleza e o Ceará se livrem de uma vez por todas do domínio dos Ferreira Gomes”. “Estou muito confiante que já a partir do pleito de 2020 teremos resultados positivos elegendo nomes de oposição nos municípios cearenses”, disse.

Além da máquina municipal, a maioria dos municípios cearenses tem o apoio do Governo do Estado, liderado pelo petista Camilo Santana. Apesar dessa situação desfavorável, Freire demonstrou otimismo ao afirmar que está mapeando e mobilizando aliados nos municípios, “apresentando propostas viáveis para solucionar os problemas, planos de trabalho mais sérios e comprometidos com as demandas urgentes da população”.

“Os atuais governantes não atuaram efetivamente para mudar a realidade dos municípios em áreas prioritárias como saúde, educação, infraestrutura e tantas outras” (Heitor Freire)

 

O dirigente não soube precisar em que municípios o PSL irá atuar com vista ao pleito eleitoral deste ano. “Temos nossos aliados e pessoas comprometidas e interessadas em mudar a realidade do nosso estado por meio da proposta conservadora, da liberdade econômica, da valorização da família, e outras ações. Portanto, vamos trabalhar para eleger o maior número possível de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”.

Para ele, as eleições municipais são essenciais para dar continuidade ao trabalho realizado em nível nacional no âmbito local, com aliados ocupando as cadeiras do legislativo e executivo. “Estamos varrendo a sujeira da corrupção e do desemprego, e tantos outros problemas característicos dos desgovernos dos últimos anos, e trabalhando sério para um Brasil melhor e mais justo para todos”, concluiu.