Vereador chamou a produção da Netflix de “nojenta”. Foto: CMFor.

Pelo menos 38 dos 43 vereadores de Fortaleza assinaram Nota de Repúdio contra a empresa Netflix por veiculação de especial de Natal que satiriza Jesus Cristo, considerado o Filho de Deus para cristãos no mundo todo. Jorge Pinheiro (DC) e outros parlamentares da Câmara confirmaram que já cancelaram a assinatura do provedor de filmes e séries e conclamaram a população da cidade a fazer o mesmo.

“É muito fácil, você pode cancelar direto do celular. E coloca como motivo o especial de Natal do Porta dos Fundos”, disse Pinheiro, em alusão à trupe de comediantes idealizadora do especial. Na Assembleia Legislativa, a deputada Dra. Silvana (PL) também criticou o filme, que tem duração de pouco mais de uma hora.

“Eles ofenderam os evangélicos, os católicos, todos aqueles que amam Jesus. Vilipendiaram nossa fé e não podemos mais ficar calados aceitando esse acinte. Por que esse desrespeito na época do Natal? Por que essa intolerância para com os cristãos?”, questionou Jorge Pinheiro.

A Nota de Repúdio deve ser encaminhada para o Ministério Público Federal, Ministério Público de São Paulo, Ministério de Justiça, Ministério da Cidadania e Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos do Governo Federal. De acordo com o parlamentar, aqueles que assinaram a nota solicitam medidas cabíveis, pois em sua avaliação o Código Penal foi infringido.

“Fortaleza não aceita esse acinte à fé cristã. Quero dizer que acabei de cancelar a assinatura da Netflix. Eles escracharam de maneira clara, de maneira nojenta, a fé cristã. Falam tanto de tolerância, tem atitude mais intolerante que essa? Com a fé dos outros não se deve brincar” – (Jorge Pinheiro)

De acordo o vereador, os colegas Eron Moreira (PP), Gardel Rolim (PDT) e Michel Lins (Cidadania) confirmaram cancelamento da plataforma. Após o pronunciamento do parlamentar, o presidente da sessão, Raimundo Filho (PRTB), afirmou que sua assinatura também já estava cancelada.

Lista dos vereadores que assinaram a Nota de Repúdio:

1. Jorge Pinheiro
2. Raimundo Filho
3. Bá
4. Emanuel Acrizio
5. Frota
6. Prof. Eloi
7. Mairton Félix
8. Cláudia Gomes
9. Evaldo Costa
10. Dr. Eron
11. Ruthmar
12. Casimiro Neto
13. Esio Feitosa
14. Renan Colares
15. Jorge Pinheiro
16. José Freire
17. Didi Mangueira
18. Paulo Martins
19. Odecio Carneiro
20. Carlos Dutra
21. Dr. Porto
22. Reginauro
23. Priscila Costa
24. Gardel Rolim
25. Adail Jr
26. Michel Lins
27. Benigno Jr
28. John Monteiro
29. Plácido Filho
30. Ana do Aracapé*
31. Dummar Ribeiro
32. Carlos Mesquita
33. Zier Ferrer
34. Marcelo Lemos
35. Julierme Sena
36. Márcio Cruz
37. Marília do Posto

*entrou no lugar de Priscila Costa.