Toinha Rocha (ao centro) espera eleger até três vereadores da Rede para a Câmara de Fortaleza. Foto: Reprodução.

A Rede Sustentabilidade (Rede), partido comandando nacionalmente por Marina Silva, aposta em crescimento no Estado do Ceará em alianças com PDT, PSB e PV, buscando fortalecer um projeto de centro-esquerda com vistas aos próximos pleitos. De acordo com a presidente municipal da legenda em Fortaleza, a ex-vereadora Toinha Rocha, a agremiação pretende eleger até três vereadores na disputa eleitoral de 2020.

“A Rede está passando por um momento muito rico no estado do Ceará. Estamos crescendo muito e nossa meta é fortalecer o bloco de centro esquerda nacional, composto pela Rede, PDT, PSB e PV dentro de uma visão nacional de fortalecer candidaturas neste bloco que possam estruturar um projeto progressista”, disse ela.

De acordo com a dirigente, o objetivo é se desvencilhar da polaridade política entre a esquerda tradicional e o Governo de Jair Bolsonaro. Nessa perspectiva em Fortaleza, Juazeiro e Sobral, a Rede deve fazer aliança com o PDT. Isso, inclusive, foi acertado pelas principais lideranças desses partidos em nível nacional.

A própria escolha de Toinha Rocha como membro da Rede foi acertada entre líderes da Rede Sustentabilidade e os principais nomes pedetistas no Ceará. “Também estamos organizando nossa chapa de vereadores de Fortaleza, e estamos trabalhando para fazer três vereadores”, afirmou Toinha Rocha.

No Interior, o partido pretende lançar as candidaturas de Eudásio do Pajú, em Maracanaú; José Aguiar, em Martinópole; e Anderson da Silva, em Paracuru. “Estamos também dialogando com alguns vereadores de mandato que sinalizam, com a janela eleitoral, a vinda pra Rede no Interior”, destacou.

Toinha Rocha, atualmente secretária do Governo Roberto Cláudio, tentará retornar à Câmara Municipal de Fortaleza em 2020. Em 2012, ela foi eleita pelo PSOL com apenas 5.240 votos. Para o próximo ano, ela e os demais membros da Rede aguardam presença de Marina Silva e Heloísa Helena no Ceará para garantir apoio às postulações ao Legislativo da Capital cearense.