O imóvel que abrigou o antigo Lord Hotel, na Praça José de Alencar, em Fortaleza, será a nova sede da Câmara Municipal. Foto: Divulgação.

O governador Camilo Santana (PT) e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT) assinaram nesta sexta-feira (13) o termo de cessão do terreno do antigo Lord Hotel, no Centro, onde será localizada a futura sede da Câmara da Capital.

A cessão faz parte de um projeto de requalificação urbana do centro da Capital, como explica o governador. “É uma alegria fazer essa cessão, porque faz parte de uma estratégia de revitalização do centro de Fortaleza”, ressaltou.

Com área edificada de 8,8 mil metros quadrados, a nova localização da Câmara Municipal se dará vizinho à Praça José de Alencar e ao teatro homônimo. “Ali é uma área importante da cidade, área histórica, ali está um dos nossos equipamentos mais antigos, que é o Theatro José de Alencar, e o Roberto (Cláudio) agora está reformando toda a praça, uma das maiores praças de Fortaleza. E, juntamente com aquela área, que recebe o metrô, inclusive vai ter uma estação de ônibus conectada à ela, nós vamos revitalizar toda aquela área da antiga estação ferroviária”, explicou Camilo.

Revitalização da estação

O governador explicou ainda o que o Estado pretende fazer com a antiga estação ferroviária nos arredores do antigo Lord Hotel. “Ali será uma pinacoteca naqueles galpões, toda a estação vai ser recuperada, vai ser uma espécie de segundo Dragão do Mar. Toda a praça vai voltar a ser como era antigamente, como ela foi fundada e criada, e a ideia é criar um corredor com a rua 24 de maio, porque ali vai ser intertravado, toda aquela área, até o Passeio Público, vai ser urbanizada, requalificada e conectada à Escola de Gastronomia e Hotelaria, que está pronta em parceria com o Sesc/Senai”, explicou.

Tanto a área que será a futura sede da Câmara, como o espaço da Escola de Gastronomia e Hotelaria foram cedidas pelo Governo do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa.