Deputado José Sarto, presidente da Assembleia, fala entre o governador Camilo Santana e do deputado Fernando Santana. Fotos: Ocely Lopes para o Blog Edison Silva

Pouco mais de 20 deputados estaduais foram participar, em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, a primeira sessão itinerante da Assembleia Legislativa cearense, comemorando os 50 anos de inauguração da estátua de Padre Cícero. O governador Camilo Santana e alguns secretários estaduais participaram rapidamente da sessão. Camilo, inclusive, assinou a ordem de serviço para a construção do teleférico da Colina do Horto, uma obra de R$ 70 milhões, financiada pelo Ministério do Turismo.

O governador Camilo Santana foi homenageado pela Assembleia e pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, após o que ele voltou para Fortaleza, em razão do compromisso com o ministro-chefe da Secretaria da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos, que está visitando alguns estados nordestinos em contatos com prefeitos e governadores da região nordestina.

Além da sessão ordinária itinerante, os deputados tinham programado a realização de uma sessão solene para conferir algumas homenagens a pessoas da região do Cariri. Nos discursos, na sessão ordinária, a exceção dos proferidos por deputados estaduais do PT, todos enalteciam a figura do Padre Cícero e a

Governador Camilo Santana tendo ao lado o prefeito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra e o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho

força política do município de Juazeiro do Norte.

Os deputados do PT, a partir do Acrísio Sena, preferiram falar em Lula Livre, destacando a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal, ontem (8), desautorizando prisões de condenados em segundo instância, o que, no entender deles,  beneficiará o ex-presidente Lula, preso há mais de um ano em Curitiba, condenado que foi, em segunda instância, no caso do triplex de Guarujá. O deputado Elmano de Freitas também falou do Lula Livre.

Casamento

O presidente da Assembleia, deputado José Sarto, abriu espaços para pronunciamentos de deputados federais presentes à sessão itinerante de Juazeiro do Norte. O deputado Roberto Pessoa (PSDB) não falou. Já o deputado petista José Guimarães, na sua fala seguiu a linha dos seus correligionários estaduais e lembrou a decisão do Supremo, anunciando que Lula já estará livre na próxima segunda-feira, participando de evento em São Bernardo do Campo (SP).

Guimarães afirmou que Lula o teria dito que vai casar e vai passar oito dias visitando as cidades de Juazeiro do Norte, por conta do Padre Cícero Romão Batista, e Salvador, na Bahia, em razão da Santa Dulce dos Pobres.