Bancada religiosa realizando oração na sala da presidência da Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação.

Durante a sessão deliberativa desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Ceará, foram aprovados pelos deputados da Casa dois projetos, no mínimo curiosos. Um, de autoria da deputada Érika Amorim (PSD), institui o “Dia Estadual da Oração da Madrugada”. O outro, de Guilherme Landim (PDT), institui o “Dia Estadual do Taekwondo”.

As duas matérias foram aprovadas sem qualquer contestação por parte dos demais parlamentares da Casa. Muitas das vezes, como têm limitações constitucionais para apresentarem determinadas matérias, os parlamentares se contentam em propor projetos de menor relevância para sociedade, como a instituição de datas comemorativas no Calendário Oficial do Estado.

A proposta da deputada Érika Amorim possui apenas um artigo e um parágrafo único, este sugerindo que a data seja celebrada, anualmente, no dia 7 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil.

“Buscando reconhecer a importância da oração na vida de nosso povo, da mesma maneira como se faz presente na Coreia do Sul, municípios brasileiros têm se organizado na expectativa de tornar o 7 de setembro, data maior de formação da nação brasileira, como o Dia da Oração da Madrugada nessas cidades”, justifica Amorim em sua proposta.

parlamentar cita o desenvolvimento econômico da Coreia do Sul como um exemplo a ser seguido, afirmando ainda que isso se deu muito pela prática de oração na madrugada. Ela cita, inclusive, o ministro evangélico sul-coreano Paul Young Cho, que iniciou a prática de oração durante a noite.

Segundo ela, no Brasil, atualmente, mais de mil igrejas adotam hoje essa ferramenta. “Todos os dias seus membros se reúnem para orar pelo Brasil, por seus estados e municípios, pedindo ao Senhor que esta nação seja um país próspero, justo e ético”.

Já a proposta de Guilherme Landim institui o “Dia Estadual do Taekwondo”, a ser comemorado anualmente no dia 17 de outubro. De acordo com o pedetista, o esporte no Estado está entre os melhores do País, “figurando como celeiro de grandes atletas com potencial olímpico”.

O dia 17 de outubro foi escolhido por ele, pois em 1987, nesta mesma data, foi realizado o primeiro campeonato estadual da modalidade. “O Ceará tem sido, continuadamente, palco de realização de eventos de grande porte da mencionada prática esportiva”.