Em Horizonte/CE ex-correligionários brigam pelo comando da prefeitura do município. Foto: Reprodução.

Estou doido que ele seja candidato mesmo“. A provocação é do deputado estadual Nezinho Farias (PDT) direcionada ao ex-correligionário, Chico César (PSDB), prefeito de Horizonte. O deputado duvida que o prefeito seja realmente candidato à reeleição. O PDT pretende lançar Jô Farias, mulher de Nezinho, candidata a prefeita do município.

A briga de Chico César (PSDB) e Nezinho (PDT) pelo comando do município de Horizonte vem desde o tempo que a criatura (Nezinho) se desentendeu com o criador (Chico César). Os dois políticos trabalharam muito tempo juntos. Começaram na emancipação do município em 1987. Mas depois se desentenderam e se juntaram muitas vezes, politicamente, durante esses últimos anos.

É tanto que a atual Vice-prefeita do município, Kátia Maia (PSD), é uma indicação de Nezinho, fruto da parceria feita com Chico César nas eleições passadas de 2016. O atual desentendimento surgiu em 2018 por ocasião da disputa pela presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Quem acabou saindo vitorioso foi o prefeito Chico César que conseguiu elegeu o vereador Carlos da Bodega para a chefia do Legislativo.

O deputado Nezinho não poupa críticas à administração de Chico César, seu ex-amigo político. E afirma, com veemência, que vai tomar o comando da prefeitura nas próximas eleições.

Nas eleições estaduais de 2018, Nezinho recebeu 16.805 votos em Horizonte para deputado estadual. Ele fez dobradinha com Denis Bezerra que obteve 2.372 para deputado federal. Já o prefeito Chico César apoiou para deputado estadual, o correligionário Carlos Matos (PSDB) que recebeu somente 527 votos no município. O candidato a deputado federal de Chico César foi Danilo Forte (PSDB) que recebeu 748 votos. É com bases nesses números que o deputado Nezinho diz que Chico César não tem votos em Horizonte.

No município também se comenta a pretensão dos pré-candidaturas a prefeito: ex-vereador Dudu Diógenes, do empresário/construtor Rafael das Casas e do vereador Dr. Alexandre (PSDC).