Deputado elogia projeto anunciado pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destinado aos jovens. Foto: ALECE.

O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) destacou nesta quinta-feira (14), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, o projeto Escola “Areninha – Esporte e Educação em Tempo Integral”, anunciado pela Prefeitura de Fortaleza com o objetivo de utilizar o espaço das areninhas para realizar um segundo turno das escolas das proximidades e, assim, contribuir para atingir a meta de 50% dos estudantes da rede municipal matriculados na rede de tempo integral no ano de 2020 ou início de 2021.

“Trata-se de um projeto de capacitação que vai muito além do esporte, visando oferecer aos alunos, no contraturno das aulas normais, aulas complementares nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Serão espaços modulados, de fácil instalação, e os estudantes ainda ganharão almoço, lanche, fardamento, kit pedagógico, transporte. Trata-se de uma iniciativa inovadora que agrega ainda mais práticas a esses espaços”, disse o parlamentar.

Em cada Escola Areninha, o projeto deve atender até 320 alunos da rede municipal, divididos em oito turmas. Serão 20 equipamentos adaptados para tal demanda em 2020 e 30 em 2021, com expectativa de atender cerca de 16 mil alunos.

Queiroz Filho reforçou que a escola em tempo integral, além de aperfeiçoar o aprendizado, por disponibilizar um turno para que os estudantes desenvolvam suas habilidades, ainda os mantém longe das ruas, “principalmente aqueles da faixa etária de 11 a 14 anos, as mais facilmente absorvidas pela criminalidade”.

Queiroz também elogiou os números da educação, reforçando que Fortaleza é a segunda capital do país em matrículas no tempo integral, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Censo Escolar da Educação Básica 2019.

“Atualmente, o percentual contempla 41,3% dos matriculados no modelo. Reflexo de uma política pública que foi absolvida desde a gestão do atual senador Cid Gomes (PDT) no Governo do Ceará e continuada por nossos governantes”, afirmou.

Da assessoria do parlamentar.