A proposta é de autoria do deputado Walter Cavalcante e cópia de outro projeto aprovado no Acre. Foto: Divulgação

Proposta de autoria do deputado Walter Cavalcante (MDB), com coautorias de Delegado Cavalcante (PSL) e Elmano de Freitas (PT), o Dia do Católico já poderá ser comemorado no próximo dia 19 de março, feriado estadual no Ceará. Isso porque o governador Camilo Santana, assim como os demais, também religioso, sancionou nesta semana a inclusão da data no calendário oficial do Estado.

Em meio às pautas de cunho religioso, esta chamou a atenção por unir os dois extremos da Casa Legislativa em uma única proposta, os conservadores Walter e Delegado Cavalcante, e o petista Elmano de Freitas. De acordo com a Lei, já em vigor, no dia do Católico, a administração estadual poderá apoiar os eventos públicos voltados para o segmento católico, com livre acesso a toda a comunidade.

A legislação é uma cópia de projeto aprovado no Estado do Acre, inclusive, a matéria encaminhada por Walter Cavalcante fazia referência a dados estatísticos do Estado do Norte do Brasil. O irmão do deputado estadual, o vereador de Fortaleza, Frota Cavalcante (Pode), quer que a Capital cearense também comemore o dia, tanto que apresentou proposta nos mesmos moldes daquela aprovada pela Assembleia Legislativa, e agora sancionada pelo governador Camilo Santana.

Na semana passada, durante a sessão deliberativa, a Assembleia aprovou o projeto de autoria da deputada Érika Amorim (PSD) que institui o “Dia Estadual da Oração da Madrugada”. A proposta da parlamentar possui apenas um artigo e um parágrafo único, este sugerindo que a data seja celebrada, anualmente, no dia 7 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil.

“Buscando reconhecer a importância da oração na vida de nosso povo, da mesma maneira como se faz presente na Coreia do Sul, municípios brasileiros têm se organizado na expectativa de tornar o 7 de setembro, data maior de formação da nação brasileira, como o Dia da Oração da Madrugada nessas cidades”, justifica Amorim em sua proposta.

Ela cita o desenvolvimento econômico da Coreia do Sul como um exemplo a ser seguido, afirmando ainda que isso se deu muito pela prática da oração na madrugada. Ela cita, inclusive, o ministro evangélico sul-coreano Paul Young Cho, que iniciou a prática durante a noite.

Segundo Amorim, no Brasil atualmente, mais de mil igrejas adotam hoje essa ferramenta. “Todos os dias seus membros se reúnem para orar pelo Brasil, por seus estados e municípios, pedindo ao Senhor que esta nação seja um país próspero, justo e ético”.