Mutirão da Biometria para os eleitores de Fortaleza continua até dia 29/11, no Centro de Eventos. Foto: Reprodução.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará atendeu 30.813 eleitores fortalezenses, na primeira semana do Mutirão da Biometria, no Centro de Eventos do Ceará. No fim de semana, 10.841 eleitores foram atendidos, sendo 7.363, no sábado (16) e 3.478, no domingo (17).

Como muitas pessoas deixaram para a última hora, diversas filas foram formadas nos dias de atendimento. Nesta segunda-feira (18), a situação não foi diferente, e diversos eleitores voltaram a se concentrar no entorno do Centro de Eventos. Alguns moradores da Capital chegaram a dormir no local.

O prazo para realização do cadastramento biométrico vai até o dia 29 de novembro próximo, e o TRE já confirmou que não deve atingir a meta de 80% do eleitorado fortalezense atendido. O atendimento foi limitado no domingo, com a distribuição de pouco mais de três mil senhas, visto que, neste dia da semana, o TRE não conta com mão de obra terceirizada.

Servidores do Tribunal, da Capital e do interior, reforçaram os guichês, a organização das filas, a triagem e a entrega dos títulos. O funcionamento foi das 8h às 15h, com atendimento integral das prioridades, que ficam sentadas aguardando. Os eleitores dispõem de duas mil cadeiras na parte interna, água, café e bolachas, em ambiente climatizado.

O mutirão foi retomado nesta segunda e seguirá até o dia 29/11, das 8h às 17h, nos dias úteis e, das 8h ao meio-dia, nos finais de semana. Fortaleza tem 1.801.561 eleitores, 1.290.263 já fizeram a biometria, enquanto 511.298 ainda não compareceram à revisão.

Prazos

Os eleitores que não lembram se já fizeram o procedimento, já que o processo começou em Fortaleza no ano de 2014, podem verificar se na parte superior direita do título existe a expressão IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA. Se tiver, não precisa comparecer.

O TRE também reforça que os eleitores que precisam fazer o título pela primeira vez ou transferir o documento devem aguardar o final do prazo da biometria, para pegar menos fila, já que a data-limite para essas operações também é 6 de maio de 2020.

Serviços

Além da biometria, outros serviços são prestados por instituições públicas, por meio de parceria firmada pela Ouvidoria do TRE-CE. São eles:

– Unidade Móvel da Mulher: Rodada de Conversa sobre Feminicídio, Violência Urbana e Lei Maria da Penha, Educação em Direitos Humanos e Atendimento psicossocial e orientação jurídica ao cidadão. – SEDET – SINE/IDT: Verificação de Vagas de Emprego e Cadastro do Trabalhador.

– Secretaria Municipal da Saúde: Aferição Pressão Arterial; Orientação Sexual; Distribuição de Preservativos.

– Proteção Social (Básica): Circo Escola Palmeiras; Oficina Dança Circulares e Roda de Conversa: “Quedas na 3° Idade”.

– Proteção Básica (Inclusão Social): Corte Cabelo; Massoterapia e Maquiagem.

– Superintendência do trabalho – SRTE: Cadastro do Seguro digital e Cadastro da CTPS Digital.

– Caminhão do Cidadão: Atendimento 1° e 2° Via RG; Emissão 1° CPF; Atualização cadastral junto Receita Federal; Impressão do Certificado de Antecedentes Criminais; Emissão de taxas do DETRAN; Atualização cadastral do motorista junto ao Detran e Impressão da Declaração do NIS.

– Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SDHDS: Cadastro Único – NIS.

– AMC: Cartão do Idoso e Cartão da pessoa com deficiência.