José Sarto verá a primeira CPI na Assembleia durante sua gestão como presidente. Foto: ALECE

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT) confirmou que dará sequência, após parecer positivo da Procuradoria da Casa, à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Diplomas, sugerida pelo deputado Elmano Freitas (PT). “Como é natural que, se a Procuradoria deu o parecer pela instalação, o encaminhamento normal é que a mesa delibere e é prerrogativa do presidente e eu vou compartilhar a ideia com os deputados”, adiantou.

Sarto vê com bons olhos a CPI, a primeira desta legislação na Casa. “Antigamente a gente ouvia dizer, aqui e acolá, que alguém tinha usado um diploma falso, hoje me parece que está acontecendo em uma escala bem maior. Importante que a Assembleia, em tendo a prerrogativa legal, investigar”, afirmou ao Blog do Edison Silva.

> Presidente Sarto dará sequência à instalação da CPI; ouça:

 

Segundo o presidente, além da documentação apresentada como prova pelo deputado Elmano, várias outras denúncias chegaram ao seu conhecimento recentemente, sobre tentativas de burlar o sistema de educação superior no Ceará. “Me parece que não são poucos (casos no Ceará). Então, eu acho que a razão é bem contundente. Eu acho que é importante (a instalação da CPI), até porque o Ceará tem se notabilizado pela educação, primeiro pela qualidade do ensino fundamental, agora ensino médio, ensino profissionalizante. Está tudo dentro de uma lógica, dentro de uma mentalidade de ensino”, concluiu.