Deputado federal André Figueiredo já era do PDT quando o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, se filiou em 2015. Foto: site do PDT/CE.

O Partido Democrático Trabalhista – PDT reúne-se em convenção neste sábado (05) para homologar a recondução do deputado federal André Figueiredo e do prefeito Roberto Cláudio, aos cargos de presidente estadual e presidente municipal de Fortaleza, respectivamente, da agremiação. O evento acontecerá de 9 às 14 horas no auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa. Este mês completam-se quatro anos que o grupo político dos Ferreira Gomes deixou o Pros – Partido Republicano da Ordem Social e se filou em bloco ao PDT. Antes o grupo havia estado no PSB.

Em 2015, para deixar o Pros, sem haver nenhum prejuízo eleitoral para os detentores de mandato, o então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, obteve a garantia do presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior, de que a direção nacional do partido não iria fazer qualquer questionamento judicial quanto a infidelidade partidária.

 

Com a entrada dos Ferreira Gomes no PDT, em 2015, a principal estrela do partido no Ceará, o deputado estadual Heitor Férrer, deixou a sigla depois de 28 anos de filiado. Na época, Heitor, que fazia oposição há oito anos na Assembleia Legislativa aos Ferreira Gomes, disse para o presidente nacional da agremiação, Carlos Lupi, que se sentia constrangido em conviver com os novos filiados. Heitor se filiou ao PSB e hoje está no Solidariedade.

Mesmo o Partido do Trabalhadores – PT tendo nos seus quadros o governador Camilo Santana, é o PDT do ex-governador Ciro Gomes, do senador Cid Gomes e do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o detentor da hegemonia política no Ceará, seja entre os prefeitos municipais (elegeu 51 em 2016), seja na bancada federal cearense, na Assembleia Legislativa ou na Câmara Municipal de Fortaleza.

Na convenção deste sábado os oradores vão discorrer sobre o tema “Liberdade, Democracia e Desenvolvimento”. Estão confirmadas as presenças do presidente nacional, Carlos Lupi; do ex-governador Ciro Gomes, do senador Cid Gomes, do presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto; do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e demais filiados.