O Tribunal Superior Eleitoral, mensalmente, faz um levantamento da quantidade de eleitores aptos em cada um dos municípios brasileiros. Foto: TSE

Políticos dos 184 municípios cearenses já estão se preparando para o próximo pleito, que ocorrerá em 2020, quando os cearenses irão às urnas para eleger seus prefeitos e vereadores, como de resto, todos os das demais cidades brasileiras.

Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já está no processo de contagem de eleitores aptos a depositarem seus votos em 2020. Detalhe que cidades com mais de 200 mil eleitores, podem, se necessário, realizar segundo turno em suas eleições municipais.

O Blog do Edison Silva fez uma contagem dos dez (10) municípios com mais eleitores e, do outro lado, os 10 que têm menos, segundo dados do mês de setembro/2019 divulgados pelo TSE;

Maiores

1. Fortaleza

A capital do Ceará conta com 1.782.935 eleitores, sendo a maior cidade relativa à quantidade de eleitores no Estado.

2. Caucaia

Vizinha de Fortaleza, Caucaia alcançou o número de 200 mil eleitores em janeiro/2014. Com esta marca, pôde, em 2016, realizar segundo turno nas eleições para o cargo de prefeito, vencido por Naumi Amorim (PSD). Atualmente, conta com 213.809 eleitores.

3. Juazeiro do Norte

Localizada na Região Sul do Ceará, Juazeiro do Norte conta com 171.500 eleitores aptos a votarem, até o mês de setembro/2019.

4. Maracanaú

Situada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o município conta com 154.530 eleitores aptos a votaram, até o momento.

5. Sobral

Sobral é um município que situa-se na Região Norte do Ceará, tendo uma Região Metropolitana própria, a Região Metropolitana de Sobral (18 municípios). A “cidade-polo” da família Ferreira Gomes conta, no momento, com 138.326 eleitores capazes de votar.

6. Crato 

Também localizada na Região Sul do Ceará, o município de Crato consta com 84.710 eleitores que podem votar, no momento.

7. Itapipoca

Conhecida como a “Terra dos Três Climas”, Itapipoca fica na Região Norte do Estado. Conta com 84.564 votantes aptos até setembro.

8. Maranguape

Outro município que faz parte da “Grande Fortaleza”. Maranguape conta com 74.173 votantes até o presente momento.

9. Iguatu

Iguatu é um município que fica situada na Região Centro-Sul do Ceará. Atualmente, conta com 64.362 eleitores aptos a votarem.

10. Quixeramobim

Localizada na Região do Sertão Central do Estado, o município de Quixeramobim conta, atualmente, com 58. 747 votantes.

 

Menores

 

1. Granjeiro

O município de Granjeiro, localizado na Região Sul do Estado, faz fronteira com Lavras da Mangabeira, Aurora, Várzea Alegre e Caririaçu, é a localidade com menos eleitores aptos a votarem no Ceará: são 5.265 eleitores, 338 vezes o total de votantes de Fortaleza.

2. Guaramiranga

Cidade conhecida pelo tempo frio durante parte do ano, Guaramiranga fica na Região do Maciço de Baturité. Consta, atualmente, com 5.277 eleitores aptos a votarem, supera em 12 o número de Granjeiro.

3. Ererê

Ererê fica localizada na Região Leste do Ceará. Faz divisa com os municípios de Potiretama, Iracema e Pereiro, além de extremar com o estado do Rio Grande do Norte. Até setembro/2019, conta com 5.334 eleitores.

4. Potiretama 

Também localizada na Região Leste do Estado, assim como seu vizinho, Ererê, Potiretama faz fronteira com Iracema e Alto Santo. Fora isto, também é fronteiriça com o Rio Grande do Norte. Conta, até o momento, com 5.465 votantes.

5. Baixio

O município de Baixio fica localizado no Sudeste Cearense. Faz fronteira com Umari, Ipaumirim e Lavras da Mangabeira, além de ser fronteira com a Paraíba. Conta, até o presente momento, com 5.518 cidadãos aptos a votarem.

6. Altaneira

Altaneira fica localizada na Região Sul do Ceará, fazendo fronteira com os municípios de Assaré, Farias Brito e Nova Olinda. Em setembro de 2019, aparece com 5.608 eleitores aptos, segundo o TSE.

7. Pacujá

Pacujá localiza-se na Região Norte do Ceará, especificamente na Região Metropolitana de Sobral, fazendo fronteira com Cariré, Graça, Mucambo e Reriutaba. Até setembro, conta com 6.114 votantes.

8. Umari

Umari fica localizada, assim como Baixio, no Sudoeste do Ceará. Faz fronteira com Baixio, Cedro, Icó e Lavras da Mangabeira. Até o mês de setembro, conta com 6.157 eleitores aptos a votarem.

9. Senador Sá

O município de Pacujá localiza-se na Região Norte do Ceará, especificamente na Região Metropolitana de Sobral, fazendo fronteira com Granja, Martinópole, Massapê, Santana do Acaraú e Uruoca. Consta, até setembro, com 6.305 votantes.

10. Jati

Por fim, Jati localiza-se na Região Sul do Ceará, fazendo fronteira com Brejo Santo, Jardim, Penaforte e Porteiras. Pernambuco é o estado que faz fronteira com esse município. Consta, em setembro/2019, com 6.448 eleitores aptos.