Augusta Brito tem participado de audiências públicas em diversas cidades cearenses envolvidas na questão litigiosa entre Piauí e Ceará. Foto: ALECE.

Sob articulação da deputada Augusta Brito (PCdoB), uma comissão de deputados estaduais estará em Brasília no próximo dia 13/11 para tratar da disputa territorial entre os estados do Ceará e do Piauí.

Augusta disse querer levar esse assunto para a bancada federal, tanto aos deputados federais quanto aos senadores cearenses, onde pretendem apresentar as questões de pertencimento das populações envolvidas, como também a listagem de obras públicas realizadas pelo governo estadual e os municípios dessas regiões. “Queremos apresentar o que o Estado está fazendo, para que eles possam se inteirar e procurar agendar uma visita à ministra Carmem Lúcia e, de lá, que sejam demandados outros encaminhamentos”, afirmou ao Blog do Edison Silva.

> Augusta Brito relembra série de audiências públicas realizadas no Estado para discutir a questão do litígio. Ouça:

 

Para a deputada, a questão do pertencimento por parte da população deveria ser levada em consideração nas decisões a serem tomadas. “Na minha opinião, teria que ser levado em conta exatamente esse sentimento de pertencimento, que seja ele do Estado do Ceará ou do Estado do Piauí. Eu acho que a gente tem que respeitar esse sentimento de pertencimento das pessoas que moram já há muitos anos nesse território que está nesse litígio entre o Piauí e o Ceará”, concluiu.

A comissão pretende reunir-se com a bancada federal cearense, já tendo garantidas as presenças, além de Augusta Brito, do presidente José Sarto (PDT) e do deputado Queiroz Filho (PDT).