Governador Camilo Santana recebe uma miniatura da ambulância do SAMU, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sarto Nogueira. Foto: Carlos Gibjara/AscomGovdoCE.

O governador do Ceará, Camilo Santana, em solenidade nesta terça-feira (29) em Fortaleza, agradeceu aos parlamentares federais cearenses por terem destinado mais da metade dos recursos das emendas de bancada ao Orçamento da União 2020, para serem aplicadas em ações do Governo. Camilo informou que estará nesta quarta-feira (30) em Brasília para agradecer pessoalmente ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pela parceria na ampliação e expansão do SAMU do Ceará. O governador e o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), entregaram 49 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) das 67 asseguradas pelo Ministério da Saúde.

“Eu sou uma pessoa que faço politica com justiça. Eu quero aqui fazer um registro de agradecimento ao Ministério da Saúde do Governo Federal (pede uma salva de palmas) pela parceria importante na aquisição dessas unidades do SAMU. Amanhã vamos estar com o ministro da Saúde em Brasília, na parte da tarde. Vou agradecer pessoalmente essa parceria”, informou o governador no seu discurso. Ele também vai tratar do Plano de Saúde do Estado. Já na audiência no Ministério da Economia discutirá os projetos de financiamentos. “Enfim, é sempre uma agenda buscando recursos para o nosso querido estado do Ceará”, afirmou.

O deputado federal Domingos Neto, presente ao evento, disse que este ano a bancada federal foi além. “Além da metade (das emendas de bancada), nós atendemos ao pleito do governador e do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, para a construção do novo hospital metropolitano na Universidade Estadual do Ceará. Recursos que já estão apresentados como orçamento impositivo. Trago essa mensagem para mostrar que a bancada federal está alinhada com os interesses e os desafios do povo cearenses, além de apoiar também a construção do Centro Integrado de Segurança e já anunciando que daqui para o final do ano o descontingenciamento de mais recursos para custeio da saúde que será fundamental para que todos os serviços estejam em pleno funcionamento no estado do Ceará”, disse o deputado no seu discurso.

O governador agradeceu: “Sempre o acordo (entre deputados federais e governo do estado) era a metade (das emendas de bancada) mas dessa vez colocaram mais da metade para o Estado. Para duas áreas importantes: saúde e segurança pública”, corroborou o governador, pedindo uma salva de palmas para a bancada federal cearense. “Leve a todos os nosso reconhecimento e nossa gratidão por esse gesto”, pediu Camilo ao coordenador, Domingos Neto.

Na solenidade no quartel do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida Leste Oeste, foram entregues 49 veículos dos 67 que estarão compondo o Samu até dezembro deste ano. Para Dr. Cabeto, essa expansão complementa um trabalho de muitos anos, e continua nesse governo. “A ampliação, cobrindo todos os municípios, representa o acesso da população ao serviço de urgência. “O acesso ao cidadão cearense no momento de maior aflição que é o momento de urgência, de angustia”, enfatizou.

“A partir de dezembro, vamos atender 100% dos municípios cearenses com atendimento do SAMU 24 horas. É muito importante para a vida das pessoas. Pois quando acontece um acidente na rodovia, quando uma pessoa passa mal em casa, é um serviço que está lá 24 horas. Nós temos aqui o que há de melhor. A partir de agora, o Ceará vai ter o melhor SAMU do Brasil”, destacou Camilo Santana.

“Nas pesquisas, a maior reclamação é na área da saúde. Recentemente saiu uma pesquisa nacional do Datafolha. Sabe qual é a maior reclamação do povo brasileiro? É a saúde. Se você faz pesquisa em qualquer estado do Brasil ou em qualquer município, a maior reclamação é a saúde. E esses prefeitos têm cada vez mais aumentado os investimentos em saúde, o estado também. Então, a nossa ideia foi fazer uma pactuação, construir um diálogo, para a gente qualificar e melhorar a eficiência no gasto com saúde mas melhorar também o atendimento”, afirmou o governador.

Atualmente o SAMU 192 – Ceará conta com 2.155 profissionais. Até 2008, o serviço existia apenas em Fortaleza e Sobral, cuja gestão é municipal. A partir de 2008, o Governo do Ceará, com apoio do Ministério da Saúde, expandiu o serviço para municípios de diferentes regiões do Estado.

Cobertura

As novas ambulâncias contemplarão 60 municípios: Itaitinga, Aratuba, Caridade, Itatira, Amontada, Miraíma, Uruburetama, Banabuiú, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribara, Pereiro, Aiuaba, Parambu, Icó (2), Lavras da Mangabeira, Catarina, Iguatu, Quixelô, Aurora, Mauriti, Milagres, Araripe, Crato, Santana do Cariri, Barbalha, Caririaçu, Jardim, Missão Velha, Cariré, Coreaú, Forquilha, Graça, Hidrolândia, Ipú (2), Irauçaba, Massapê, Reriutaba, Santa Quitéria (2), Santana do Acaraú, Acaraú (2), Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, Croatá, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Tianguá (2), Ubajara, Viçosa do Ceará, Crateús (2), Independência, Ipueiras, Novo Orienta, Tamboril, Barroquinha, Camocim (2), Granja.

Com informações do Gov/Ce.