Nesta legislatura (2017 a 2020) a Justiça Eleitoral já mandou realizar novas eleições nos municípios de Frecheirinha; Santana do Cariri, Tianguá e Umari (maio de 2018), Cascavel (maio de 2019) e agora em Tianguá (novamente) e Irauçuba e dia (01/12) em Aracoiaba. Foto: TRE

Encerra-se nesta quinta-feira (24) a campanha para as eleições suplementares nos municípios cearenses de Irauçuba e Tianguá. No domingo (27) os eleitores voltarão às urnas para eleger prefeito e vice-prefeito. As novas eleições estão acontecendo por decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará que anulou os pleitos passados por conta de irregularidades constatadas. Dia 01 de dezembro é a vez do município de Aracoiaba realizar eleição suplementar.

Três chapas concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Irauçuba: 1) Pelo Podemos – PODE (19) – Ana Cleia Barroso Caetano (candidata a prefeita) e Raimundo Alves Lopes (candidato a vice-prefeito); 2) Pelo Partido da Mobilização Nacional – PMN (33) – Manoel Clerdonio Ávila (candidato a prefeito) e Romário Azevedo Ávila (candidato a vice-prefeito); 3) Pela coligação “Pelo bem de Irauçuba” (PSD, PMB, PDT, PSDB e PC do B – 55) – Geraldina Lopes Braga (candidata a prefeita) e Carlos Felipe de Sousa Fernandes (candidato a vice-prefeito).

No município estão aptos a votar 16.151 eleitores em 62 seções e com a colaboração de 248 mesários. A juíza da 41ª Zona Eleitoral, Juliana Porto Sales, comandará o pleito; tendo como chefe de cartório, Márcio Lopes Cruz; e atuando na Promotoria Eleitoral, a promotora Valeska Catunda Bastos.

Em Tianguá cinco chapas concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeito: 1) Pela coligação “Juntos por Tianguá” (12) – Valdeída Souza Azevedo (candidata a prefeita) e Fernando Alves de Menezes (candidato a vice-prefeito); 2) Pela coligação “Salve Tianguá” (15) – Valfrido de Paulo Fontenele (candidato a prefeito) e Luiz Gonzaga Paixão Fontenele (candidato a vice-prefeito); 3) Pela coligação “Tianguá Feliz de Novo” (55) – Luiz Menezes de Lima (candidato a prefeito) e Alex Anderson Nunes da Costa (candidato a vice-prefeito); 4) Pelo Partido dos Trabalhadores -PT (13) – Haroldo Aragão Correia (candidato a prefeito) e Tiago Cunha Fontenele (candidato a vice-prefeito); 5) Pelo Partido Patriota – PATRI (51) – José Cardoso Terceiro (candidato a prefeito) e João Antônio Beviláqua Alves (candidato a vice-prefeito).

No município estão aptos a votar 50.363 eleitores em 180 seções e com colaboração de 720 mesários. O juiz da 81ª Zona Eleitoral, Eduardo Braga Rocha, comandará o pleito; tendo como chefe de cartório, Antonio Carlos Martins Balbino; e atuando como promotor eleitoral, Hygo Cavalcante da Costa.

A data limite para a diplomação dos eleitos, em ambos os municípios, é 11 de novembro de 2019.

Fatos

Na sessão do Pleno do TRE do dia 22 de julho de 2019, foram cassados os mandatos do prefeito e vice-prefeito do município de Irauçuba, respectivamente, Raimundo Nonato Sousa e José Pinto de Mesquita, por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016.

Em 20 de agosto de 2019, o TRE-CE declarou inelegíveis o prefeito de Tianguá, José Jaydson Saraiva de Aguiar, e o vice-prefeito, Mardes Ramos de Oliveira, escolhidos que foram pela população no dia 3 de junho de 2018, em eleição suplementar. Os membros da Corte acataram a impugnação ao pedido de registro de candidatura e declararam nulos os votos e diplomas dos dois eleitos.

Com informações do site do TRE/CE.