Oriel Filho afirma que a usina garantirá redução de custos e proporcionará o uso de energia limpa e sustentável. Foto: ALECE.

O deputado estadual Oriel Nunes Filho (PDT) é autor de um projeto de Indicação que sugere a criação de uma usina de geração de energia fotovoltaica no Estado, para que seja utilizada energia solar no abastecimento dos prédios públicos em todo o Ceará.

O parlamentar justifica que o objetivo do projeto é ‘estimular o uso da energia alternativa no Estado do Ceará, em especial a energia solar, como forma de sustentabilidade ambiental e economia financeira’. Segundo Oriel, a energia solar ‘não pode continuar a passar despercebida pelo Brasil, principalmente no Estado do Ceará, que é banhado pelo sol praticamente durante todo ano’.

Oriel Filho afirma que a usina garantirá redução de custos e proporcionará o uso de energia limpa e sustentável, além de criar alternativas de emprego e renda. Ele lembra que a criação da usina solar se faz necessária pois é um sistema fotovoltaico de grande porte (sistema FV), projetado para a produção e venda de energia elétrica, diferenciando-se dos sistemas fotovoltaicos instalados em casas e indústrias, pois estes fornecem energia em alta tensão para fins de distribuição e não para o autoconsumo.

A matéria segue para análise da Procuradoria Jurídica da Assembleia. Em seguida, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovada, por se tratar de um projeto de Indicação, funcionando como sugestão, o projeto precisará do aval do Poder Executivo, para que seja reenviado à AL como projeto de Lei.