André Figueiredo citou Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte como prioridades do pleito de 2020 no PDT. Foto:Divulgação

O presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o deputado federal André Figueiredo,  informou ao Blog do Edison Silva que a meta principal da sigla para a disputa eleitoral de 2020 é eleger ao menos 70 prefeitos em todo o Ceará, incluindo aí o sucessor do prefeito Roberto Cláudio em Fortaleza. Dentre as cidades em que a agremiação deve investir esforços nas eleições do próximo ano estão, além da Capital, Sobral, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Baturité.

Em muitos municípios estratégicos, o partido espera realizar parcerias, seja indicando nome para vice-prefeito, seja fortalecendo a base de vereadores nas câmaras municipais. “Queremos fazer o partido crescer mais e mais, e para isso temos aumentado o número de filiações partidárias”, disse o dirigente.

De acordo com ele, até março do próximo ano, quando iniciará o processo de “janela partidária”, o partido deve atrair para sua legenda prefeitos e vice-prefeitos em mandato, assim como vereadores. Presidente do PDT de Fortaleza, Roberto Cláudio já vem atuando nos bastidores para atrair o maior número de filiados com densidade eleitoral para o partido na Capital cearense.

Fortaleza é um dos principais colégios eleitorais do PDT em todo o Brasil, e é tido como meta da legenda manter-se comandando a Prefeitura da Capital. Sobral, terra natal dos irmãos Ciro e Cid Gomes, é outro local que deve ser visto como prioridade. A tendência é que o atual prefeito, Ivo Gomes, se consagre vitorioso, uma vez que até o momento não surgiu nome de oposição que faça frente à disputa com o pedetista.

Se fortalecer no Ceará para 2022

O PDT precisa se fortalecer ainda mais no Ceará já pensando no pleito seguinte, o de 2022, quando Ciro Gomes pretende, pela quarta vez, se lançar como candidato a presidente do Brasil. Nas eleições gerais de 2018, o ex-governador se consagrou vitorioso apenas no Ceará.

Em 2016, de acordo com o portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o PDT elegeu apenas 49 prefeitos em todo o Estado. Por isso a meta de eleger parece tão ambiciosa para a sigla pedetista. No entanto, com o grupo político mais forte do Estado, é possível que a agremiação chegue, sim, ao número de 70 gestores eleitos.