Deputado federal José Guimarães /Foto: Agência Câmara.

O deputado federal José Guimarães (PT) atribuiu, nesta segunda-feira (02), na Assembleia Legislativa, o aumento da reprovação do governo Jair Bolsonaro (PSL), apontado em levantamento do Instituto Datafolha de Pesquisas divulgado hoje, à postura do capitão como presidente da República. “É crise todo dia, toda semana”, afirmou o petista. A reprovação do líder do Executivo Nacional subiu de 33% para 38%.

Para o petista, além das declarações polêmicas do presidente em diversas áreas, a questão do desemprego também estaria prejudicando a imagem de Bolsonaro. “Esse modelo fiscalista que corta tudo, não libera dinheiro, tudo é para pagar a dívida, está inviabilizando economicamente o país. E qual o resultado: é o desemprego em alta, obras paralisadas. A questão do emprego está batendo forte na percepção das pessoas”, afirmou o petita, que ligou o modelo aplicado ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

O parlamentar disse ainda que a população estaria frustrada e decepcionada com o Governo Federal devido à falta de melhorias na área de Segurança. De acordo com o petista, o setor só tem apresentado melhoras em estados nordestinos, onde os governadores têm aplicado outras medidas de enfrentamento à crise na área da Segurança.

A pesquisa do Instituto Datafolha foi realizada nos dias 29 e 30 de agosto, com 2.878 pessoas acima de 16 anos em 175 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Sobre o levantamento, Bolsonaro sugeriu que o instituto de pesquisa não seria confiável.