Senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional, diz que a votação dos vetos é uma demonstração do fortalecimento da democracia. Foto:Marcos Oliveira/Agência Senado

Foi remarcada para as 18h desta quarta-feira (25) a sessão do Congresso destinada a apreciar vetos presidenciais. A votação foi iniciada nesta terça-feira (24), mas a votação de itens destacados do texto não foi concluída. A sessão havia sido remarcada para as 16 horas de quarta, mas teve de ser remarcada para que o Senado possa, antes, votar a indicação de Augusto Brandão de Aras para o cargo de procurador-geral da República. A sabatina de Aras na CCJ deve começar às 10 horas.

— A indicação será votada no Plenário do Senado quando terminar a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Vou antecipar a votação para as 14h30, porque  pela nossa conta, quatro ou cinco horas de sabatina sempre foram suficientes — explicou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

O presidente do Senado negou que os vários vetos derrubados nesta terça-feira tenham sido uma retaliação à a operação da Polícia Federal no gabinete da liderança do governo no Senado, como parte da Operação Desintegração, que pura desvios em obras públicas.

De acordo com Davi Alcolumbre, a apreciação de vetos contribui para o fortalecimento da democracia e é uma necessidade do país, já que o Congresso precisa se concentrar no votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

— O que eu quero é liberar a pauta, votar as matérias que estão pautadas há muito tempo, mas infelizmente hoje foi mais um dia que não conseguimos votar tudo — lamentou.

Fonte: Agência Senado