A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (10), uma audiência pública para discutir a atualização e a modernização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), que propôs o debate, destaca que a tabela do SUS é o principal meio de referência financeira para todos os serviços públicos de saúde prestados à população. O deputado é coordenador do grupo de trabalho, vinculado à comissão, que analisa mudanças na tabela SUS.

“Sua desatualização vem gerando graves e irreparáveis problemas a todo o sistema, pois por conta dos valores precários pagos a serviços e procedimentos, cada vez mais aumenta a dificuldade para se encontrar instituições, profissionais e técnicos capacitados que aceitem prestar os referidos serviços aos usuários do sistema”, disse.

A defasagem da tabela que remunera os serviços realizados no SUS pode ser aferida pelo valor da diária em leito hospitalar de UTI. O SUS paga à rede conveniada R$ 1 mil,  enquanto que os planos de saúde pagam R$ 10 mil aos hospitais privados. O baixo valor afugenta os hospitais, segundo dados apresentados pela assessora-chefe de assuntos legislativos da Defensoria Pública da União, Bárbara Pires.

Para o presidente da Federação Médica Brasileira, Casemiro dos Reis Júnior, que participou de outra audiência na Câmara dos deputados, no dia 11 de junho, “A baixa remuneração da Tabela SUS contribuiu decisivamente para o fechamento de milhares de leitos hospitalares e a grave crise das Santas Casas e outras entidades filantrópicas. Se dobrar os valores da Tabela SUS, ainda não será suficiente para contemplar de maneira adequada os serviços e a remuneração dos médicos. As sociedades se comprometeram na elaboração de uma proposta em até 30 dias”, explicou Casemiro.

Foram convidados para o debate representantes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde e da Consultoria Conexões

A audiência será realizada a partir das 9h30min, no plenário sete.

Com informações da Agência Câmara.